O governo do Estado do Rio, por meio da Suderj, prestou uma homenagem memorável, nesta segunda-feira (14), à ex-jogadora de futebol Delma Gonçalves, mais conhecida como Pretinha. A atleta, que teve um dos maiores tempos de permanência na seleção brasileira, de 1991 a 2014, terá seus pés imortalizados na Calçada da Fama do lendário estádio Maracanã. Pretinha falou sobre a importância da homenagem.
Significa muito. É a realização de um sonho. Tudo que um atleta quer é colocar seus pés na Calçada da Fama. Então estar aqui é um sonho realizado. Mas, não é um sonho só meu, é coletivo. Agradeço à minha família, aos meus amigos, às minhas ex-companheiras de clube, Seleção, aos torcedores e as comissões técnicas onde trabalhei. Todos fazem parte dessa homenagem. Estou aqui representando o futebol feminino do Brasil, comemorou a ex-jogadora e agora madrinha do ‘Suderj Delas’
O evento marcante faz parte do lançamento do Projeto Suderj Delas, uma iniciativa que visa promover o esporte feminino e engajar torcedoras. Sob o lema de incentivar a atividade física para uma vida saudável, o projeto tem como objetivo agilizar o desenvolvimento do desporto feminino em todo o Estado do Rio de Janeiro. Através de atividades e eventos direcionados exclusivamente ao público feminino, a Suderj Delas aspira a criar uma identidade voltada para a saúde e bem-estar das mulheres.
Responsável pela homenagem, o presidente da Suderj, Renato de Paula, também comemorou o lançamento do ‘Suderj Delas’. Ele explica que, a partir de agora, serão promovidos atividades e eventos exclusivamente destinados ao público feminino.
Não poderia ter outro nome além da Delma Gonçalves, a Pretinha, para simbolizar o lançamento desse programa chamado ‘Suderj Delas’. Quando o governador Cláudio Castro me convidou, ele me disse que nós não precisávamos de muito mais esportes, precisávamos de esportes praticados por muito mais gente. Isso estamos conseguindo fazer hoje, pois uma mulher que pratica esporte, é uma mulher protegida, incluída na sociedade, com senso de pertencimento e que vai poder ser uma barreira de proteção contra a violência e o abuso, contou o presidente da Suderj.
A trajetória esportiva de Pretinha a torna um exemplo inspirador para o público. Com quatro participações em Jogos Olímpicos e quatro edições da Copa do Mundo, Pretinha se destacou não apenas pela sua habilidade em campo, mas também por sua resiliência. Mesmo após uma temporada notável no futebol dos Estados Unidos, onde marcou 27 gols em 21 jogos, Delma enfrentou desafios ao retornar ao Brasil devido a uma lesão no joelho.
A ausência de incentivo e infraestrutura para o futebol feminino no país não a impediu de continuar brilhando. Ela retornou a jogar por times estrangeiros, passando pelo Japão antes de se unir ao sul-coreano Daekyo Cangurus WFC, onde atualmente exerce seu talento.
A homenagem na Calçada da Fama do Maracanã não apenas celebra as conquistas esportivas de Pretinha, mas também reforça o compromisso do Estado em apoiar e promover o desporto feminino. O Projeto Suderj Delas, busca estabelecer uma cultura de atividade física entre as mulheres, prevenindo problemas de saúde e fortalecendo uma comunidade voltada para o esporte e bem-estar.