O HemoRio divulgou o resultado da sua campanha, realizada em parceria com a Superintendência de Desportos do Estado (Suderj), que incentivava a doação de sangue em troca de ingressos para o jogo entre Flamengo e São Paulo, na primeira partida da final da Copa do Brasil, ocorrida no último domingo (17).
O total de doações alcançou a impressionante marca de 257 bolsas de sangue, estabelecendo um novo recorde histórico de doações para os domingos. Para efeito de comparação, a média de doações aos domingos era de apenas 40 bolsas. Esse número também representa o dobro do que normalmente é coletado durante a semana, com uma média de 180 bolsas. Como parte da iniciativa, foram distribuídos 100 ingressos para torcedores que compareceram para doar sangue.
O Dr. Vicente Januzzi, médico clínico e representante do HemoRio, destacou a importância dessa campanha: “Domingo é o dia em que registramos o menor movimento da semana aqui no HemoRio. As doações vão ajudar muito a melhorar os nossos estoques. Realizamos a distribuição para cerca de 200 hemocentros. Durante os dias da semana, o hemocentro coleta, em média, 180 bolsas. Já no domingo, só recebe um terço, em torno de 40 bolsas. Queremos estimular a doação regular, independente da iniciativa.”
É relevante notar que o recorde anterior de doações em um único dia no HemoRio havia sido estabelecido durante uma campanha promovida pela cantora Ludmilla, que resultou em 550 bolsas de sangue doadas. O segundo lugar também pertence a uma campanha da Ludmilla, com 535 bolsas. Esses números têm sido registrados desde 1944, quando o Hemorio foi fundado.