O Governo do estado do Rio de Janeiro publicou um edital Diário Oficial nesta sexta-feira (26), indicando a abertura de inscrições para concurso público de soldados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O concurso para soldados da PM de 2023 é o primeiro promovido pela corporação depois de quase dez anos. O último processo seletivo foi realizado em 2014, quando mais de 105 mil candidatos se inscreveram para concorrer a 6 mil vagas.
– A realização desse concurso representa uma grande vitória para toda a sociedade fluminense. Conseguimos recolocar o nosso estado no caminho do desenvolvimento econômico e social. Estamos agora em condições de formar novas turmas de policiais para recompor o efetivo das forças de segurança de forma regular e planejada. Fizemos um grande investimento na reestruturação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, que, agora, está em melhores condições de formar os futuros policiais militares – ressalta o governador Cláudio Castro.
Informações sobre a inscrição
Para este novo concurso, serão oferecidas duas mil vagas, e as inscrições serão abertas no dia 14 de junho, se estendendo até o dia 12 de julho, e deverão ser realizadas pelo site www.ibade.org.br. Também ficará disponível um posto de inscrição presencial, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na DRSP (localizada na Avenida Marechal Fontenele, 2906, Jardim Sulacap, Rio de Janeiro). Os candidatos devem ter entre 18 e 32 anos. O processo seletivo, terá 10% das vagas reservadas às mulheres (200 postos), e exigirá ensino médio completo. A taxa de participação será de R$ 100.
O concurso terá início no dia 27 de agosto com a prova escrita objetiva. Para ser aprovado na primeira etapa, o candidato deverá atingir o percental de 60% de acertos da avaliação, e não poderá zerar nenhuma das disciplinas. Os aprovados na primeira etapa ficarão aptos a fazer a prova escrita discursiva (redação), no dia 29 de outubro, que exigirá que o candidato atinja nota mínima de 50 pontos. Após ser aprovado, nas duas primeiras etapas, o candidato participará de outras sete fases, todas de caráter eliminatório.