Ouça agora

Ao vivo

Portela define o samba-enredo para o carnaval 2025
Carnaval
Portela define o samba-enredo para o carnaval 2025
Shopping de Niterói oferece aos visitantes diversas apresentações musicais de cantores locais
Entretenimento
Shopping de Niterói oferece aos visitantes diversas apresentações musicais de cantores locais
Duque de Caxias registra saldo positivo na geração de emprego
Baixada Fluminense
Duque de Caxias registra saldo positivo na geração de emprego
MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para as Eleições
Destaque
MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para as Eleições
Capitão Nelson lidera com 85% das intenções de votos em São Gonçalo
Política
Capitão Nelson lidera com 85% das intenções de votos em São Gonçalo
Polícia Militar do Rio de Janeiro tem novo recorde na apreensão de fuzis
Estado
Polícia Militar do Rio de Janeiro tem novo recorde na apreensão de fuzis
Eleições: Saquarema terá transporte público gratuito no domingo (06)
Costa do Sol
Eleições: Saquarema terá transporte público gratuito no domingo (06)

Governador oficializa pedido de apoio ao Governo Federal para combate ao crime organizado no Rio de Janeiro

Cláudio Castro se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em Brasília, na noite desta segunda-feira (2/10), para alinharem as ações de enfrentamento às lideranças criminosas
Foto: Divulgação / Governo do Estado RJ

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para oficializar o pedido de apoio para o combate ao crime organizado no Rio de Janeiro, em especial na região do Complexo da Maré. Em Brasília, os dois alinharam detalhes finais e estratégias para as ações das forças de segurança pública do Governo do Estado e do Governo Federal para prender lideranças criminosas do Rio de Janeiro e também aquelas oriundas de outros estados brasileiros.

O encontro ocorreu no mesmo dia em que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou o uso de 300 integrantes da Força Nacional no Rio de Janeiro, bem como 50 viaturas para atuação no estado com o objetivo de reduzir indicadores de mortes violentas. O efetivo é complementar aos 270 policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 22 veículos blindados que serão enviados ao estado, além de um veículo de resgate e um helicóptero.

– Ficou acertada essa colaboração do Governo Federal coordenando o trabalho de outros estados que têm inquéritos com lideranças alocadas no Rio de Janeiro, sobretudo no Complexo da Maré – afirmou Castro após a reunião.

Também por meio da parceria, lideranças criminosas de alta periculosidade serão transferidas para presídios federais em outros estados. O governador disse que não está fora de cogitação a expansão das ações em outras áreas do Rio de Janeiro.

– A Maré é o ponto de partida, mas não é o fim, até porque nós já vimos outras vezes esse processo de evasão dos criminosos de um local e, depois que a polícia atua, eles voltam. A ideia é a Maré ser o início e depois que isso se irradie para outras comunidades, e a gente possa, sobretudo, prender lideranças e fazer uma asfixia financeira dessas organizações criminosas com inteligência e combate à lavagem de dinheiro, sejam elas milícia, tráfico, narcotráfico ou facção A, B ou C – pontuou.

Forças estaduais vão coordenar ações em áreas mais sensíveis

A atuação conjunta no Complexo da Maré conta com estratégia com foco especial na tecnologia com o uso de drones, inteligência artificial, reconhecimento facial e de placas, câmeras portáteis, além da disponibilidade da Força Nacional para atuar a qualquer momento. O conjunto de ações, no entanto, não se trata de uma ocupação no complexo, mas de operações estratégicas e pontuais, que podem ser expandidas para outros locais.

– É um trabalho em conjunto, mas a coordenação de áreas mais sensíveis fica com o Rio de Janeiro e subsidiada pela Força Nacional e pela PRF, até mesmo por aprendizados em locais mais sensíveis – e as nossas forças já têm essa experiência –, para que a gente não coloque outros agentes em risco. Foi uma reunião muito produtiva. Não falaremos em data para não tirar o fator surpresa da operação policial – ressaltou o governador.

Na última sexta-feira (29), Castro se reuniu com o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, para alinhar a nova parceria no combate à criminalidade no Rio. Na ocasião, foi anunciada a implementação do Comitê Permanente de Inteligência no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com a atuação de quatro forças de segurança pública: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. O novo comitê será usado para monitoramento, trocas de informações, avaliação de decisões e definição de estratégias com foco no combate à criminalidade.

Recursos

Atendendo a um pedido do governador Cláudio Castro, há um total de R$ 247 milhões em recursos federais alocados no Rio de Janeiro, entre eles os R$ 95 milhões destinados para a construção de presídios de segurança máxima. Os recursos empregados são provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional.