O governador Cláudio Castro inaugurou nesta sexta-feira, 01/12, a 40ª base do Segurança Presente, na Ilha do Governador. A unidade fica na Praia da Bica, no bairro Jardim Guanabara. Serão mais de 30 policiais, 13 agentes civis, além de assistentes sociais, que atuarão das 8 às 20h. Também faz parte do programa uma unidade destacada, na Estrada do Galeão, perto do Aeroporto Internacional Tom Jobim. A medida proporcionará mais segurança para os turistas e fluminenses que frequentam a via de acesso ao terminal.
O governador ressaltou a importância do Segurança Presente para a sociedade, destacando que o programa é do povo do Estado do Rio de Janeiro.
– Estamos entregando serviço, segurança pública e levando paz e cidadania aos cidadãos fluminenses. Iniciamos a nossa gestão com 21 bases do programa em operação e, agora, já temos 40. O Segurança Presente é um patrimônio da nossa política de segurança, um programa perene, de Estado. Os números nos mostram que estamos no caminho certo – disse Castro.
O Segurança Presente teve início com o Lapa Presente, em janeiro de 2014 e, hoje, o programa de polícia de proximidade atua em 22 municípios do estado. Além disso, já atendeu 392 mil pessoas em vulnerabilidade social, localizou 8 mil foragidos da Justiça e conduziu mais de 57 mil suspeitos às delegacias.
– O Segurança Presente vai modificar a forma de policiamento na Ilha. Estaremos mais perto da população, o que já é uma marca do programa, além de contribuir para reduzir os índices de criminalidade – afirmou o secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi.
Porteiro e morador do bairro há mais de 45 anos, Severino Marques da Silva, de 75 anos, cita os benefícios que o programa irá proporcionar à população.
– Fico muito feliz em ver no meu bairro do coração a chegada do Segurança Presente. Trabalho e moro aqui há muito tempo e posso garantir que estamos satisfeitos com a chegada do programa do governo. Vejo, principalmente, que os jovens que vão para a escola a pé são os mais vulneráveis às ações dos criminosos, que passam pelas ruas de moto. A atuação dos policiais vai mudar essa situação – finalizou Severino.