Durante encontro com estudantes brasileiros da Universidade de Harvard, em Boston, o governador Cláudio Castro destacou o atual cenário econômico e social do Estado do Rio de Janeiro. O bate-papo com alunos de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado – que fazem parte da Associação de Estudantes e Escolas de Harvard – aconteceu na noite desta terça-feira (29/08).
– O Rio é um estado promissor. Temos avançado e recuperado a credibilidade internacional. Hoje, somos uma das economias mais dinâmicas do Brasil, e voltamos a atrair empresas de todo o mundo. Todo esse trabalho tem garantido que sejamos hoje um dos três estados que mais têm gerado empregos formais e criado novas empresas – disse Cláudio Castro.
No encontro, o governador contou sobre os desafios de reconstruir o Rio de Janeiro, que passava por uma crise financeira e política, agravada pela pandemia da Covid-19. Um dos grandes projetos que colaborou para o retorno do desenvolvimento fluminense foi a concessão dos serviços de saneamento.
– A histórica concessão garantiu, além da melhoria da qualidade dos serviços para a sociedade, recursos aos cofres públicos para a realização de obras de infraestrutura, saúde, educação, segurança e mobilidade. Atualmente, são mais de 830 ações e R$ 17 bilhões de investimentos por meio do programa PactoRJ – resumiu.
Queda da criminalidade
Castro também apresentou aos universitários os investimentos em segurança pública, que chegaram a mais de R$ 1 bilhão nos últimos anos. Os focos são tecnologia e aperfeiçoamento da estrutura das polícias Civil e Militar, com a aquisição de câmeras corporais para agentes, compra de equipamentos e implantação de centros de treinamento e de inteligência.
– O resultado é a redução expressiva de crimes contra a vida. O indicador estratégico Letalidade Violenta, por exemplo, diminuiu 33% no mês de julho, registrando o menor número de vítimas para o mês desde 1991. Além disso, as forças de segurança retiraram das mãos dos criminosos mais de 500 armas – explicou.
Modernização dos serviços públicos
As políticas públicas desenvolvidas por meio do uso de tecnologia também foram tema da reunião. Para implementar o Governo Digital, o Estado do Rio tem investido em sistemas e programas que desburocratizam os processos e reduzem os custos e tempo para o cidadão. Atualmente, 2.300 serviços estão disponíveis no portal do governo. Além disso, para atingir a meta de ser um estado 100% informatizado, foi criada a Secretaria de Transformação Digital.
Os secretários de Governo, Bernardo Rossi, de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, e de Gabinete do Governador, Rodrigo Abel, e o subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques, além da deputada Laura Carneiro, também participaram do encontro.