O Jardim de Inverno do Palácio Guanabara foi palco de uma bela comemoração em prol dos atletas estaduais do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (30/11). Pelo menos 500 atletas receberam uma homenagem do governador Cláudio Castro, além de um certificado emitido pelo Governo do Estado, destacando o comprometimento e o desempenho no esporte. Também foram condecorados os atletas que recebem o benefício do Bolsa Atleta RJ, programa da Secretaria de Esporte e Lazer que destina verba e incentivo a mais de 400 pessoas que fazem do esporte uma ferramenta de transformação e um legado para as novas gerações.
– Isso aqui é a realização de um sonho. Além dos grandes eventos que retornaram para o Rio de Janeiro, também concentramos nossos esforços no apoio aos atletas, especialmente os da base. Sei que o Bolsa Atleta RJ faz a diferença na vida desses jovens. Também reforço o nosso comprometimento com os atletas paralímpicos, que são exemplos de força e superação. Parabéns a todos que contribuem diariamente para o esporte brasileiro e para o progresso do Rio de Janeiro – disse o governador Cláudio Castro.
O Bolsa Atleta RJ é uma importante ação do Governo do Rio, reconhecida como uma das maiores formas de patrocínio público direto aos atletas. Os recursos do programa podem ser usados para a compra de equipamentos, gastos com saúde, alimentação, transporte, além de custeio para inscrições de torneios e campeonatos. Para o edital da seleção 2023/2024, foram selecionados 562 atletas – a maior equipe desde o início do programa. Todos vão receber bolsas de R$ 500 a R$ 5 mil, durante 12 meses, para que possam se dedicar ao que mais importa: treinos e competições.
– Parabenizo os nossos atletas do TIME RJ e toda a delegação envolvida. O Bolsa Atleta RJ é um dos bons exemplos, que nos fez alcançar esse patamar de reconhecimento. Temos aqui atletas que são referências para as futuras gerações. E esse é o legado que queremos deixar por meio do esporte, que é a disciplina, coragem e independência – destacou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.