Os dois recém-nascidos filhotes de lontra no BioParque do Rio agora têm nomes: Trufa e Bombom. A escolha dos nomes foi resultado de uma votação popular realizada em parceria com o G1, que aconteceu desde a manhã de segunda-feira (11) até a noite de quinta-feira (14). O resultado da votação, que contou com 1.905 votos, foi o seguinte:
- Trufa e Bombom: 38,11% (726 votos)
- Sandy e Junior: 23,57% (449 votos)
- Luana e Ricardo: 22,57% (430 votos)
- Amazona e Xingu: 15,75% (300 votos)
Os dois filhotes são irmãos gêmeos, um macho e uma fêmea, nascidos em 1º de junho. São filhos das lontras Eduardo e Mônica, uma homenagem à famosa música da banda Legião Urbana.
O nome Trufa e Bombom foi escolhido devido à cor marrom e ao tamanho dos animais, que são pequenos. As outras opções de nomes faziam referência ao bioma onde essa espécie é mais encontrada (Amazona e Xingu), aos cuidadores das lontras (Luana e Ricardo) e também aos irmãos cantores Sandy e Júnior.
O processo de adaptação dos filhotes ao tanque de água está em andamento, com cuidados especiais para que aprendam a nadar com segurança. A gestação dos filhotes ocorreu de forma tranquila, e, devido às características da espécie, foi necessário separar a mãe e os filhotes do macho para evitar conflitos ou infanticídio, algo comum nessa espécie. Os especialistas destacaram a importância de uma aproximação cuidadosa entre os filhotes e os pais neste início.
Mônica, a mãe, tem desempenhado um papel excepcional como mãe, amamentando os dois filhotes desde o nascimento. Agora, eles estão começando a introduzir alimentos sólidos, mas ainda ocasionalmente mamam.
A população dessa espécie de lontra está diminuindo e é considerada quase ameaçada. Portanto, é crucial manter um cuidado especial com o nascimento e o patrimônio genético desses animais em zoológicos para futuras iniciativas de conservação por parte das instituições dedicadas a essa espécie.