A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, nesta última segunda-feira, o programa “Abrigo Amigo”, uma iniciativa que visa instalar painéis interativos nas estações do VLT Carioca. O programa entrou em operação em fase de testes na estação Santos Dumont, localizada no Centro do Rio, com o propósito de reforçar a segurança nesses pontos, especialmente para o público feminino, e proporcionar companhia para aqueles que estejam sozinhos entre 20h30 e meia-noite e meia.
No “Abrigo Amigo”, os passageiros terão a possibilidade de acionar um botão virtual para iniciar uma interação por videochamada em tempo real, que se estenderá até o momento de embarcar no trem. Essa ferramenta estará disponível nos painéis eletrônicos de publicidade já existentes, que serão devidamente identificados, equipados com câmeras e microfones, e conectados a uma central de atendimento com uma equipe treinada. Caso surja alguma necessidade, o Centro de Controle Operacional do VLT poderá ser contatado e, se necessário, solicitar apoio das autoridades.
Essa ação é resultado de uma parceria entre a concessionária, a Prefeitura do Rio e a Eletromídia. O subprefeito do Centro, Alberto Szafran, enfatiza a importância dessa iniciativa para a revitalização da região central da cidade. A previsão é que até o final do ano, outras nove estações também recebam esse novo recurso: Candelária, Antônio Carlos, Carioca, Sete de Setembro, Saara, Colombo, São Bento, Parada dos Museus e dos Navios.
Alberto Szafran declarou: “No contexto da revitalização urbana do Centro, esses novos equipamentos do ‘Abrigo Amigo’ refletem nossas prioridades. Começamos a implementação dos totens na estação do VLT do aeroporto Santos Dumont, que é a porta de entrada da nossa cidade. Essa parceria simboliza nosso compromisso de integrar a importante pauta de assistência e proteção às mulheres ao nosso ideal de revitalização urbana no coração do Centro da cidade.”