Após quatro temporadas longe do Novo Basquete Brasil (NBB), o Vasco estreou com derrota para o Minas pelo placar de 72 a 60, na noite desta quinta-feira (23), no Ginásio de São Januário.
O Gigante da Colina montou um elenco jovem para a disputa da competição nacional. Alguns jogadores já disputaram a competição e o comandante Léo Figueró é o nome mais badalado nesse início de ciclo do clube carioca.
Com o ginásio de São Januário recebendo um grande público, o Vasco demorou a entrar no jogo, mas acabou fechando o primeiro quarto na frente: 18 a 16. O jogo foi para o intervalo com vantagem para os cariocas por um ponto: 35 a 34. O problema para os donos da casa foi a primeira metade do terceiro quarto.
O Minas encaixou na partida e o Cruzmaltino passou a cometer erros em sequência. Com isso, os visitantes abriram vantagem no placar e fecharam o quarto em 60 a 49. Com 11 pontos atrás no placar, o Vasco tentou resolver suas jogadas de ataque rapidamente, enquanto o Minas deixava o relógio correr. Dessa forma, os visitantes não tiveram problemas para manter a vantagem e vencer a partida.
Pelo lado do Vasco, os destaques foram o armador Eugeniusz, cestinha com 13 pontos, o ala Humberto que pegou oito rebotes e o armador Cauê responsável por quatro assistências. O Gigante da Colina agora encara o Pato Basquete no dia 26 de outubro, às 21h, no Tijuca Tênis Clube.