Um levantamento da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) aponta que 12 mil cartões do Vale Social já foram unificados durante a ação que tem o objetivo de facilitar o embarque de pessoas com deficiência e em tratamento médico nos transportes públicos estaduais. Além disso, mais de 33 mil transações já foram realizadas com o novo modelo do benefício. Iniciada em outubro, a ação segue um calendário baseado no mês de nascimento do beneficiário e contemplará, ao todo, 64 mil usuários, que terão até o dia 20 de dezembro para atualizar ou validar o benefício, de acordo com cada caso.
O prazo atual, que termina nesta sexta-feira (08/11), está direcionado aos nascidos em maio e junho. Os beneficiários do Vale Social que já têm o cartão da Riocard Mais, utilizando o benefício nos ônibus intermunicipais e nas barcas não precisam ir até o posto fazer a troca, pois, a atualização é automática. Basta aproximar o cartão de qualquer validador (amarelo) presente nas estações e a unificação será efetivada. Neste caso, passará a valer apenas o cartão Riocard Mais em todos os modais.
Quem utiliza o benefício somente no metrô e/ou trens terá que substituir os atuais cartões pelo novo cartão unificado, produzido pela Riocard Mais. A troca ocorre somente na sede do Vale Social, no subsolo da Central do Brasil, de segunda a sexta, das 9h às 15h, em dias úteis. É necessário levar um documento com foto, além dos antigos cartões, seguindo o cronograma estipulado. Os usuários que nasceram entre janeiro e abril, mas perderam o prazo, precisam realizar esse procedimento o quanto antes, pois os cartões das concessionárias serão bloqueados.
Sede do Vale Social ampliada e reformada
A sede do Vale Social, totalmente reformada e ampliada pela Setram, foi reaberta ao público no dia 1º de outubro. A unificação é realizada em parceria com o MetrôRio, SuperVia e Riocard Mais.
Desde então, além do atendimento referente à unificação do benefício, diariamente cerca de 400 pessoas passam por lá para realizar procedimentos como renovação, solicitação de primeira via, atualização cadastral, entre outros.
Benefícios da unificação
Atualmente, o beneficiário do Vale Social usa até quatro cartões diferentes para embarcar nos transportes, o que dificulta a identificação e o manuseio. Com a unificação, a igualdade será assegurada, permitindo que um único cartão seja utilizado tanto no metrô, quanto nos trens, barcas e nos ônibus intermunicipais, dando mais comodidade a quem usa o Vale Social. Além da praticidade, o novo cartão emitido pela Riocard Mais inclui leitura em Braille, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a inclusão.
Outra vantagem da unificação dos cartões do Vale Social é a garantia de um sistema integrado e um monitoramento eficaz, já que será mais fácil detectar possíveis fraudes e garantir que os recursos do Estado sejam destinados adequadamente a quem tem direito ao benefício.
A unificação não quer dizer que o beneficiário terá direito a todos os transportes ou a uma maior quantidade de viagens, mas representa uma facilidade no momento do embarque. No cartão unificado, vão constar todas as informações dos transportes e a quantidade de passagens liberadas previamente para aquele usuário.
Cronograma:
– Nascidos em janeiro e fevereiro: comparecer/validar entre 01/10 e 11/10 (etapa concluída)
– Nascidos em março e abril: comparecer/validar entre 14/10 e 25/10 (etapa concluída)
– Nascidos em maio e junho: comparecer/validar entre 28/10 e 08/11 (etapa atual).
– Nascidos em julho, agosto e setembro: comparecer/validar entre 11/11 e 29/11
**A sede do Vale Social não vai funcionar nos dias 15, 18, 19 e 20 de novembro, devido aos feriados e ponto facultativo.
– Nascidos em outubro, novembro e dezembro: comparecer/validar entre 09/12 e 20/12.
O cronograma vale tanto para os usuários que precisam efetuar a troca para o cartão unificado, comparecendo à sede do Vale Social, quanto para os que já têm o cartão da Riocard Mais e somente farão a atualização em qualquer validador da empresa.
O novo cartão unificado seguirá valendo somente para os transportes liberados para o beneficiário, levando em conta cada caso. Enquanto não chegar a data prevista no calendário para a troca/validação, os atuais cartões poderão ser usados normalmente.