Depois de “bater na trave” cinco vezes (2015, 2016, 2018, 2020 e 2023), finalmente a Unidos de Padre Miguel é a grande campeã da Série Ouro do Carnaval de 2024. A agremiação foi o grande destaque da segunda noite de desfiles e como canta o samba, “os anjos disseram amém”, a escola foi abençoada e vai desfilar pela 1ª vez no grupo de elite das escolas do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí.
A UPM, como a Vermelha e Branca da Zona Oeste do Rio de Janeiro é conhecida, homenageou Padre Cícero e a fé do povo nordestino e como canta o samba, “os anjos disseram amém”, a escola foi abençoada nesta quarta-feira de cinzas.
Por tradição, a escola que sobe do acesso abre os desfiles do Grupo Especial, no domingo de carnaval.
Quem bateu na trave este ano foi o Império Serrano, 2 décimos atrás da UPM. Estácio de Sá ficou em 3º. Império da Tijuca e Sereno de Campo Grande ficaram nas últimas posições e foram rebaixadas para a Série Prata, na Intendente Magalhães.
O desfile
A Unidos de Padre Miguel foi a 5ª escola do 2º dia da Série Ouro, no sábado (10). No enredo “O redentor do sertão”, os carnavalescos Lucas Milato e Edson Pereira se fiaram na figura de Padre Cícero para mergulhar no imaginário místico popular do povo nordestino. O conjunto visual da agremiação chamou atenção de quem estava na Sapucaí desde o início do desfile.
A comissão de frente representou o nascimento do menino Cícero, que para muitos era Deus voltando à Terra. No tripé, surgia uma mãe com uma criança nossa braços.
O Boi Vermelho da Zona Oeste desfilou com três alegorias e dois tripés, sendo um da comissão de frente. No abre-alas, a escultura de Padre Cícero chamou atenção pelo tamanho, traços e movimento.