A mudança na marca do Twitter, do tradicional passarinho para a letra X virou meme nas redes sociais. A mudança de nome, vamos ser sinceros, não surpreende tanto — nem os planos anunciado de transformar o Twitter, digo, o X, na “rede social de tudo”, com pagamentos. Pouco depois de comprar a rede social, Elon Musk mudou o nome da empresa matriz para X Corp. Assim como era para Eike Batista, a letra X tem um valor sentimental para o bilionário, que comprou a URL X.com (que agora direciona para o Twitter) do PayPal, empresa na qual ele iniciou no mundo dos negócios.
Os usuários da rede social rapidamente transformaram a mudança em meme. Houve comparações com o logo da Caixa Econômica Federal e até brincadeiras sobre o fim da plataforma.
A proposta de um “app de tudo” lembra os planos de Mark Zuckerberg, dono de outra empresa que mudou de nome (que vale comparar a falha que foi a escolha de Meta). O problema é que, nos dias de hoje, o público não parece querer um único lugar para tudo.
O nome Twitter tem relação com o termo inglês “tweet”, que significa “gorjear”, que é justamente o canto do pássaro – símbolo da rede social. Por essa razão os tweets (ou tuítes, na forma em português), os pios dos pássaros, representam as mensagens publicadas pelos usuários. O passarinho azul fará falta.