O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro apresentou, nesta terça-feira (1º/10), os principais pontos e procedimentos para o dia da eleição municipal deste domingo, dia 6. Durante o encontro, foi feita uma simulação de uso da urna eletrônica.
No dia da votação, não é obrigatório levar o título, que pode ser substituído pela versão digital, o e-Título. Segundo o TRE fluminense, será exigida somente a apresentação de documento oficial com foto na seção.
O transporte público municipal e intermunicipal será gratuito em todos os modais em todas as cidades do estado. Já as vans serão de graça na capital fluminense. A gratuidade na cidade do Rio de Janeiro será das 6h até as 20h.
O TRE informou ainda que a urna eletrônica conta com recursos de acessibilidade, como fones de ouvido e assistência em Libras para deficientes auditivos, além de teclas em braille para os deficientes visuais.
Para justificar o voto, o eleitor deve acessar o aplicativo e-Título ou preencher um formulário específico nos locais de votação. Nesse caso, deve ser preenchido obrigatoriamente com o número do título eleitoral e dados pessoais. O documento estará disponível nos locais de votação e também pode ser baixado em arquivo PDF. Se o eleitor não estiver no Brasil nos dias de votação também poderá apresentar a justificativa pelo aplicativo ou pelo site justifica.tse.jus.br/
Cerca de um milhão de eleitores do Rio de Janeiro, de um total de 13 milhões, tiveram seus locais de votação alterados. Para saber se o seu local está entre os 444 que foram alterados é preciso consultar o site do Tribunal Regional Eleitoral em tre-rj.jus.br. Basta clicar em “Eleições”, depois em “Eleições, plebiscitos e referendo”, em seguida em “Eleições 2024”, e, para finalizar, a opção “Locais de Votação e Atendimento ao eleitor”.
A multa para quem não votar é de R$ 3,51.