De acordo com relatórios da Polícia Civil do Rio de Janeiro, traficantes de favelas no Complexo da Maré estão circulando pela comunidade em veículos de luxo roubados. Em uma ocasião em julho de 2022, cerca de 20 veículos, que se acredita serem usados pelos criminosos, foram estacionados ao redor da área de reunião do tráfico.
Nesta sexta-feira (13), a Polícia Militar iniciou o quarto dia de operações na comunidade. O grupo de traficantes se encontrou próximo à área de lazer onde treinamentos de guerrilha eram realizados, na favela Vila do João, uma das 16 comunidades que compõem o complexo.
Durante esta semana, em uma operação na Maré, as forças de segurança do Rio de Janeiro conseguiram recuperar 33 veículos roubados. No entanto, nenhum líder da facção Terceiro Comando Puro (TCP), que controla o tráfico na região, foi preso.
Na terça-feira (10), no segundo dia de operações conjuntas contra o tráfico, as forças policiais retomaram um clube que havia sido transformado em um centro de treinamento tático, como foi revelado em uma reportagem do programa “Fantástico”. Cerca de mil homens das polícias Civil e Militar realizaram operações em oito localidades da Maré, incluindo a Vila do João e a Vila dos Pinheiros, com o cumprimento de 54 mandados de prisão.