O desembarque do Flamengo no Aeroporto do Galeão, no Rio, foi marcado por protestos da torcida após a derrota por 3 a 1 para o Olimpia. A delegação flamenguista chegou na madrugada desta sexta e se deparou com cerca de 40 torcedores cobrando o time.
Entoaram cantos como “time sem vergonha!” e “acabou o amor, isso aqui vai virar um inferno”. Na chegada dos jogadores, a segurança fez um cordão de isolamento e afastou os torcedores presentes da entrada do ônibus.
A Polícia Militar também foi acionada para reforçar a segurança. Houve bastante dificuldade para o ônibus conseguir deixar o local e os policiais usaram spray de pimenta para dispersar a confusão. Os torcedores chegaram a sentar no chão, impedindo a locomoção do veículo.
O Flamengo venceu o primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores, contra o Olímpia, por 1 a 0, no Maracanã, por isso precisava de um empate em Assunção para avançar às quartas. Caso a classificação viesse, o adversário na próxima fase seria o rival Fluminense, que eliminou o Argentinos Juniors na terça-feira.
A queda precoce na Libertadores se junta à lista de fracassos de uma temporada decepcionante. O Flamengo foi eliminado nas semifinais do Mundial e perdeu os títulos da Supercopa do Brasil (para o Palmeiras) e da Recopa Sul-Americana (para o Independiente del Valle). Vice no Campeonato Carioca para o Fluminense, a equipe está a 13 pontos do líder Botafogo no Brasileirão e na semifinal da Copa do Brasil.