Vai ter muito samba sim, senhor! A SuperVia realiza neste sábado (02) a 28ª edição do “Trem do Samba”, tradicional evento em comemoração ao Dia Nacional do Samba. Para abrigar o público esperado, a concessionária resolveu disponibilizar mais um trem para levar o público até Oswaldo Cruz, totalizando quatro composições. A festa é inspirada na viagem de trem que Paulo da Portela e outros sambistas faziam no início do século 20 para fugir da repressão da polícia ao gênero musical. Neste ano, o evento vai homenagear os senhores e senhoras guardiãs da memória e reunir bambas de “responsa”. Já estão confirmados nomes como: Martinho da Vila, Fundo de Quintal, Leci Brandão e outros.
Como em outras edições, o “Trem do Samba” começa às 15h, no palco Dona Ivone Lara, montado na Central do Brasil, com shows do anfitrião, Marquinhos de Oswaldo Cruz, e das velhas guardas da Mangueira, Portela, Salgueiro, Vila Isabel e Império Serrano, além de muitos outros sambistas tradicionais.
A partir das 18h04, mesmo horário em que Paulo da Portela seguia para Oswaldo Cruz, a festa continua com rodas de samba no interior de trens que levarão o público direto da Central do Brasil para a referida estação. A primeira composição (especial apenas para convidados) levará Marquinhos de Oswaldo Cruz e as velhas guardas. Outros dois trens vão partir às 18h40 e às 19h10, com grupos distribuídos pelos carros animando a viagem. Entre as atrações estão: Cacique de Ramos, Terreiro de Mangueira, Boitatá, Samba de Aurora, Bip Bip, Samba à Bangu, Fruta do Pé e mais. O quarto trem destinado aos foliões partirá às 19h45. As composições sairão da plataforma 2 da Central do Brasil. Pelas ruas do bairro da Zona Norte, a festa continuará com muito mais atrações.
Como entrar nos trens
Quem quiser ter acesso aos trens do evento deverá fazer a troca de 1kg de alimento não perecível por uma passagem. O alimento deve ser entregue na Bilheteria, localizada na Central do Brasil, das 13h às 19h. O evento reforça a ligação histórica entre o trem e o samba e celebra o fato de que várias das agremiações atuais foram se formando ao longo da linha férrea. Ao apoiar o “Trem do Samba”, contribuímos para perpetuar essa tradição cultural do Rio de Janeiro.
O retorno do evento deve ser feito em trens da grade normal de sábado. A SuperVia orienta que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje sua Viagem” no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, podem contatar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.
Paradas em Oswaldo Cruz somente para os trens da festa
Por uma questão de logística, os trens da grade regular partindo da estação Central do Brasil não realizarão parada em Oswaldo Cruz. Os passageiros interessados nessa estação deverão desembarcar em Bento Ribeiro e embarcar na próxima composição no sentido oposto para retornar à Oswaldo Cruz.
Confira a programação completa dos palcos
Palco D. Ivone Lara – Central do Brasil
15h – Marquinhos de Oswaldo Cruz e banda + Velhas-Guardas
Palco Mestre Candeia – Rua João Vicente (Oswaldo Cruz)
19h – Projeto Criolice
20h40 – Participação especial de Lazir Sinval
22h – Grupo Fundo de Quintal
Palco Tia Doca – Rua Átila da Silveira (Oswaldo Cruz)
19h – Terreiro de Crioulo
20h – Participação especial de Mauro Diniz
22h – Leci Brandão
Palco Ary do Cavaco – Praça Paulo da Portela (Oswaldo Cruz)
19h – Velha Guarda da Portela
20h30 – Fabiana Cozza
22h – Martinho da Vila