Estados da região sudeste têm as menores taxas de eleitores com biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. No Espírito Santo, pouco mais da metade, 56%, dos eleitores têm as impressões digitais registradas. Minas Gerais vem na sequência com 62%, seguido do Rio de Janeiro, com 66%, e São Paulo com 78%.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro está fazendo uma campanha para alcançar 100% de biometrização do eleitorado fluminense até 8 de maio, data do fechamento do Cadastro Eleitoral, 150 dias antes da eleição. Mais de 4,3 milhões de eleitores ainda não fizeram a coleta das digitais no estado. Para fazer o cadastramento, basta o eleitor procurar os 165 cartórios eleitorais ou uma das 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor no estado.
Os eleitores de todos os estados podem conferir se suas biometrias já foram registradas no site da Justiça Eleitoral.
A biometria reforça a segurança do processo eleitoral. Na hora de votar, o eleitor é identificado pela impressão digital, afastando a possibilidade de uma pessoa se passar por outra na urna eletrônica.
As Eleições Municipais de 2024 serão realizadas em todo o país, excluindo o Distrito federal e o arquipélago de Fernando de Noronha. O 1º turno está marcado para o dia 6 de outubro e, caso necessário, o 2º turno será no dia 27 de outubro, em municípios com mais de 200 mil eleitores.