A Fifa anunciou que o sorteio do Mundial de Clubes de 2023 será realizado nesta terça-feira, às 8h (horário de Brasília), em Jidá. A segunda maior cidade da Arábia Saudita também é a sede de todos os jogos do torneio, a ser disputado entre os dias 12 e 22 de dezembro.
O sorteio será conduzido pelo diretor de competições da Fifa, Jaime Yarza. Ele contará com a assistência dos ex-jogadores Yaya Touré, da Costa do Marfim, e Manaf Abushugair, da Arábia Saudita.
Em 2023, o Mundial seguirá o modelo tradicional: os campeões de cada continente e mais o Al-Ittihad, campeão da Liga Saudita e que entra como representante do país-sede. Resta apenas a definição do participante da América do Sul, via Conmebol Libertadores.
Veja a situação de cada continente para o Mundial de Clubes 2023:
- Ásia: Urawa Red Diamonds, campeão da Champions League da AFC
- África: Al Ahly, campeão da Champions League da CAF
- Europa: Manchester City, campeão da Champions League da Uefa
- América do Sul: Boca Juniors, Fluminense, Internacional ou Palmeiras, semifinalistas da Conmebol Libertadores
- América do Norte, Central e Caribe: León, campeão da Concachampions
- Oceania: Auckland City, campeão da Champions League da OFC
- País-sede: Al-Ittihad, campeão da Liga Saudita
O formato atual não está garantido para 2024, apesar de a Fifa querer manter a competição anual com uma pequena mudança, incluindo a exclusão do time do país-sede.
A princípio, o que está confirmado é que o novo Mundial de Clubes com 32 times ocorrerá a partir de 2025, e a primeira edição será realizada nos Estados Unidos. Para essa competição, Flamengo e Palmeiras já estão garantidos.