O Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Transformação Digital, passa a oferecer, a partir desta quarta-feira (13/03), os serviços do Poupa Tempo RJ no portal GovRJ . Em parceria com a Secretaria da Casa Civil e o Proderj, o Rio de Janeiro é pioneiro na implantação do conceito ‘figital’, tendência que busca unir a oferta de serviços tanto em ambientes físicos quanto no digital. O objetivo é desburocratizar e facilitar a vida do cidadão fluminense.
A população pode realizar rapidamente diversas ações como, por exemplo, consultar o número do cadastro único (CadÚnico), pesquisar a situação cadastral do CPF e solicitar a emissão de segunda via, emitir a segunda via do RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados), solicitar e consultar o seguro-desemprego e acessar informações sobre o Vale Social.
Para consultar os serviços do Poupa Tempo RJ no portal, é fácil e rápido. Basta acessar o endereço www.rj.gov.br, realizar a pesquisa no campo de busca dos serviços diretamente na página principal ou clicar em “cidadão” e, depois, em “Poupa Tempo RJ”. Todo o conteúdo disponível está em linguagem simples, de forma objetiva e inclusiva.
Acessibilidade
Por meio do programa RJ Digital, o cidadão fluminense tem acesso no portal a mais de 2 mil serviços. O canal conta com um intérprete virtual para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), um novo recurso implementado esse ano. A interpretação em Libras permite a tradução de todo o conteúdo, sejam textos, áudios ou vídeos.