O Botafogo chegou ao seu décimo jogo sem vitória no Campeonato Brasileiro após ficar no 0 a 0 com o Cruzeiro, no Nilton Santos. Desta maneira, o Glorioso corre agora o risco de ficar fora da fase de grupos da Libertadores, situação que pode deixar o Botafogo com um caminho mais difícil dentro da competição continental da próxima temporada.
O alvinegro já está garantido na Taça Libertadores, mas agora busca uma classificação direta para a fase de grupos. Caso isso aconteça, o Botafogo evitaria confrontos mais difíceis logo na primeira fase do torneio. Se garantir classificação para a pré-Libertadores, o alvinegro vai precisar passar por dois adversários antes da fase de grupos e, mesmo assim, ficaria no pote 4 do sorteio.
Desta forma, o Botafogo teria pela frente adversários mais complicados durante a fase de grupos, podendo, inclusive, cair no mesmo grupo de Flamengo ou Fluminense, por exemplo. No caso, o tricolor carioca já tem presença garantida no pote 1, enquanto o rubro-negro ainda disputa sua classificação direta à Libertadores nesta última rodada do Campeonato Brasileiro.
O Botafogo não participa do torneio continental desde 2017, quando conseguiu avançar até à fase de quartas de final. Na ocasião, o alvinegro acabou sendo eliminado para o Grêmio, que ficaria com o título da Libertadores naquele ano.