A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional (Seop), divulgou nesta quarta-feira (31) o planejamento para o Carnaval de 2024 e o balanço das ações de 2023. Os dados foram apresentados no Cine Henfil, no Centro, para gestores do município, vereadores e autoridades presentes.
No documento, foi apresentado o efetivo que atuará no Carnaval deste ano e o quantitativo de equipamentos que estarão disponíveis para garantir a segurança do folião no período festivo que terá 19 palcos e trios e 96 blocos. Ao todo, 1.211 agentes, uma média de 173 por dia, atuarão nas ruas, além de 62 viaturas, com apoio de 632 câmeras de monitoramento, uma base móvel e dois reboques que ficarão disponíveis. Também serão ofertadas 896 vagas do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
Efetivo
Também foi divulgado o efetivo de agentes de segurança nos blocos de maior concentração do carnaval. No bloco da Gabriela, que desfilará pelo Centro no dia 12/02 (2ª feira de Carnaval) e tem uma estimativa de público de 44 mil pessoas, serão deslocados 50 agentes da Guarda Municipal, Seop e Proeis, além de 18 viaturas.
Com estimativa de 12 mil foliões no bloco Louca Paixão, serão disponibilizados 32 agentes entre guardas municipais, Seop e Proeis, além de 11 viaturas. Já no Tromba Nervosa, que desfila em Itaipuaçu, estão sendo esperados 72 mil pessoas. Para isso, a Seop terá ao todo 62 agentes entre guardas municipais, Seop e Proeis e 21 viaturas.
No bloco do Barril, o efetivo planejado é de 14 agentes entre guardas municipais, Seop e Proeis e serão utilizadas sete viaturas para atender os cerca de três mil foliões esperados. Já no Bloco da 90, com concentração na Rua 90, em Cordeirinho, serão disponibilizados o efetivo de 90 agentes entre guardas municipais, Seop e Proeis.
O secretário Julio Cesar Veras, afirmou que o poder público está preparado para garantir a diversão para o folião neste Carnaval. “Esperamos um grande público, mas estamos preparados para dar paz para esse folião. A determinação do prefeito Fabiano Horta é que todos os órgãos operacionais estejam nas ruas. Então, tenho certeza absoluta que o folião e o visitante que vier para a nossa cidade ele vai perceber a presença do poder público nas ruas”, disse.
Câmeras de monitoramento
Para garantir a segurança e tranquilidade dos moradores, o município reforçou a segurança com a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. Em Ponta Negra, 45 câmeras e o efetivo de 178 agentes entre guardas municipais e policiais do Proeis reforçarão a segurança no período de 10 a 13 de fevereiro. Em Itaipuaçu, 120 equipamentos de monitoramento, além de 129 agentes darão tranquilidade ao folião. Já no Centro, o Seop está equipado com 221 câmeras e 205 agentes.
Balanço de 2023
Ao longo de 2023, o Seop apresentou um balanço com o quantitativo de equipamentos, agentes, viaturas e os principais resultados das ações da secretaria. Também foi divulgada a nova sede da secretaria com mais de 400m² de área construída, que ficará baseada na Rua Álvares de Castro, no Centro, próximo da Prefeitura. O novo local abrigará uma unidade dos Serviços Integrados Municipais (SIM), a Secretaria de Transportes e uma base distrital da Guarda Municipal de Maricá.
Das 7.913 ocorrências registradas ao longo de 2023, 3.810 ocorreram no 1º semestre e 4.103 aconteceram no 2º semestre. Entre os principais registros estão ações do trânsito com 1.175, 500 para proibição de churrasco na praia, 285 para violência doméstica, 186 para apoio de transeunte, 1.233 destinadas à informação, 561 para resgate de animal silvestre, 330 ocorrências para queimada de resíduos e 196 para pesca irregular.
Grupamento Maria da Penha
No Grupamento Maria da Penha, foram registradas 692 ocorrências, sendo 241 para atendimento de violência doméstica, 149 apoio ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), 38 medidas protetivas e 25 visitas assistenciais. O Grupamento Maria da Penha tem o efetivo de 16 guardas municipais e possui duas viaturas equipadas e caracterizadas.
Grupamento de Ronda Escolar
Quanto ao Grupamento de Ronda escolar, o Seop registrou 255 ocorrências ao longo de 2023. Entre as principais atuações estão 1.458 visitas a escola municipal, 109 visitas a escola estadual, 52 em entrada e saída de turno escolar, 51 mediação de conflitos em ambiente escolar. O grupo conta com 12 guardas municipais e duas viaturas equipadas e caracterizadas.
Também participaram na reunião o secretário de Turismo, Robson Dutra, a Secretária de Políticas para as Mulheres, Luciana Piredda, o presidente do Centro de Operações de Maricá (Comar), Vitor Silveira, comandante da 6ª Cia, major Yedo Abreu, representante do Gabinete, Alexandre Costa, além de representantes da Coordenadoria de Posturas, secretaria de Trânsito e Engenharia Viária e do Conselho de Segurança Pública.