A Praia de Itaúna, em Saquarema, voltou a ser o palco do surfe mundial nesta segunda-feira (15), com o inicío da quarta edição do Saquarema Surf Festival, que será em memória a Leo Neves, surfista e bicampeão brasileiro que morreu em 2019, ao ter um mal súbito enquanto disputava a etapa final da Tríplice Coroa Saquarema. A competição tem o apoio da prefeitura e o primeiro dia será iniciado pelo QS 5000 masculino, valido pelo Circuito Banco do Brasil de Surfe.
Esta etapa com status máximo do Qualifying Series, continua na terça-feira, 16, e será disputada por 118 surfistas de 8 países. O QS 5000 feminino só começa na quarta-feira, 17, junto com a categoria Pro Junior Sub-20. Já a largada do Longboard está agendada para a quinta-feira, 18. Todas as seis competições do maior Festival de Surfe da América Latina, marcam pontos nos rankings regionais da WSL South America e serão transmitidas ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.
O QS 5000 do Saquarema Surf Festival será a segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 e também da temporada 2024/2025 da WSL South America. A primeira rolou em Torres, no Rio Grande do Sul, com os catarinenses Matheus Navarro e Laura Raupp largando na frente na corrida pelos títulos sul-americanos, nos rankings que classificam 7 homens e 3 mulheres para o Challenger Series, circuito de acesso para a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT). Os campeões na Praia dos Molhes, vão defender as lideranças no Maracanã do surfe brasileiro.
A segunda-feira será iniciada com uma triagem de surfistas do Rio de Janeiro, que vai indicar os dois últimos participantes do QS 5000. Depois acontecem as 4 baterias da primeira fase, as 8 da segunda e mais 4 das 16 da terceira rodada masculina. Dos 118 participantes de 8 países do QS 5000 masculino no Saquarema Surf Festival, 48 estrearão no primeiro dia, sendo 39 do Brasil, 3 do Peru, 3 da Argentina, 1 do Chile e até 1 dos Estados Unidos e 1 da Polonia.