A Prefeitura de São Gonçalo, representada pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), participou, a convite do Ministério das Cidades do Governo Federal, da 16ª edição do Congresso sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, realizado entre os dias 12 e 16 de setembro, na Alemanha e na Áustria. O congresso, que teve como tema “Conferência para o futuro Urbano-Rural – Novos caminhos para uma cooperação melhor!” tratou sobre os desafios das cidades e as trocas de experiências nos temas urbanos.
O Congresso é um evento anual na Alemanha, considerado como a instância Interfederativa principal para se discutir, avaliar e fortalecer a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, promovendo a escuta das realidades municipais. O encontro oferece uma plataforma de diálogo e troca de experiências sobre temas relevantes e inovadores de desenvolvimento urbano sustentável como governança e planejamento, habitação social e meio ambiente urbano.
O convite surgiu a partir da participação da Prefeitura de São Gonçalo no Projeto Cidade Presente, realizado pela Cooperação Brasil-Alemanha e coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, quando a Semgipe apresentou um projeto de despoluição e revitalização das margens do Rio Alcântara. O trabalho foi um dos 12 selecionados, entre 170 inscritos, de municípios de 23 Estados e 17 capitais do País, e poderá receber recursos financeiros internacionais para sair do papel.
Participaram também da delegação brasileira na conferência representantes de Barcarena/PA, Campo Grande/MS, Fortaleza/CE, Itapecuru Mirim/MA, Nova Friburgo/RJ, Recife/PE, Redenção/PA, Santo André/SP e Taquaritinga do Norte/PE.
“Foi um encontro de muita troca. É sempre um privilégio participar de momentos que nos proporcionam aprendizado, pois podemos entender o que é possível trazer para a nossa realidade. Para essa conferência, especificamente, foi ainda mais gratificante porque o convite partiu de um reconhecimento técnico, a partir de um processo de seleção, para poder trocar experiências com outros países”, relatou a secretária da Semgipe, Maria Gabriela Bessa.
O segundo momento da conferência foi realizado com visitas de campo a Viena, na Áustria, onde os membros da delegação puderam conhecer experiências de planejamento urbano na prática, com foco em dois temas: exemplos de desenvolvimento urbano integrado e resiliente ao clima, gênero e planejamento urbano.
“Durante as visitas técnicas, pudemos conhecer as moradias populares que têm uma preocupação com a arquitetura local, todas elas em prédios bonitos, de fácil acesso e valorizados, fatos que trouxemos como uma inspiração para ser aplicado. O interessante foi que, durante as visitas, eu mandava fotos para os secretários do município para que pudéssemos planejar ações em conjunto, pois algumas das soluções são acessíveis e aplicáveis”, destacou a secretária.