O Flamengo nunca demitiu um técnico sem antes chegar a um acordo amigável para a rescisão. O momento mais constrangedor na gestão Rodolfo Landim foi com Paulo Sousa. O português, que já estava demitido, comandou um treino em Atibaia.
Jorge Sampaoli é o novo personagem desta novela. Após ver o São Paulo conquistar a Copa do Brasil em cima do Flamengo, o argentino retornou ao Rio de Janeiro já sabendo que será demitido a qualquer momento.
Rodolfo Landim intensificou os contatos com Tite, conforme a Rádio Manchete antecipou. O ex-técnico da Seleção Brasileira está disposto a aceitar o desafio de comandar o Flamengo após um período de “férias forçadas”.
Tite alimentava o sonho de trabalhar na Europa. O nome dele chegou a ser ligado a clubes como Barcelona, Chelsea, Tottenham e Paris Saint-Germain. Entretanto, nada apareceu desde a eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022.
O Al Hilal, da Arábia Saudita, que contratou recentemente o atacante Neymar chegou a procurar Gilmar Veloz, empresário do treinador, a fim de obter informações sobre números de um possível acerto.
No entanto, Tite recusou abrir conversas com os representantes do clube saudita. Ele não quer apenas dinheiro, mas sim, um projeto esportivo onde possa colocar suas digitais como fez no passado quando comandou o Corinthians.
Rosemari Bachi, esposa de Tite, dá respaldo ao treinador para voltar a trabalhar no futebol brasileiro. Ela é, inclusive, grande entusiasta da ida dele para o Flamengo que chegou a sondá-lo antes de contratar Jorge Sampaoli.
Apesar de ser considerado o maior e único alvo do Flamengo, Tite divide opiniões entre pessoas influentes ligadas a Rodolfo Landim. Internamente há grande desconfiança pelo nome do treinador na Gávea.
Apesar disso, o presidente vê o ex-técnico da Seleção Brasileira como a opção mais viável corrigir a rota do futebol rubro-negro. Pesa em favor de Tite o fato de estar disponível no mercado e, principalmente, por conhecer bem o elenco.
Nesse momento o único obstáculo para o acerto é convencer Tite a assumir o Flamengo faltando 14 partidas para o fim Campeonato Brasileiro. A missão da diretoria é garantir que o clube dispute a Copa Libertadores da América em 2024.
Rodolfo Landim tem a informação de que Tite deseja começar o próximo ano com um projeto novo definido. Por outro lado, o dirigente promete dar autonomia para que o treinador possa “limpar a área” antes mesmo do fim desta temporada.
Colaboraram André Luiz Costa e Cassiano Carvalho.