O Flamengo tem um acerto verbal encaminhado com Tite, com expectativa até dezembro de 2024 e comissão técnica alinhada (seis profissionais indicados, incluindo o técnico). Mas o que falta para o ex-treinador ser anunciado?
A Rádio Manchete apurou que faltam ajustes em quatro ou cinco cláusulas considerados secundários na negociação, pois houve acordo verbal na maioria dos pontos principais apontados pelo estafe do treinador.
Um eventual desacerto nesses pontos poderia desalinhar o acerto, mas nos bastidores do Flamengo não se acredita que isso vá acontecer. No clube, existem pessoas que querem “emprestar a caneta” para Tite assinar com o Flamengo.
Esses ajustes finais da negociação são conduzidos pelo presidente Rodolfo Landim, o vice de futebol Marcos Braz, o diretor executivo Bruno Spindel, o vice de finanças Rodrigo Tostes em contato com o empresário Gilmar Veloz.
Ainda segundo apurou a reportagem, a diretoria rubro-negra espera sacramentar a negociação ainda nesta quarta-feira numa reunião que acontecerá num restaurante na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Mas expectativa no Flamengo é de anunciar Tite ainda nesta quarta-feira, o que não significa que o trabalho será iniciado imediatamente. Esse, aliás, é o principal ponto de divergência entre as partes.
Rodolfo Landim deseja ver Tite comandando a equipe rubro-negra na partida contra o Bahia, sábado (30), às 16h, no Maracanã, pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O treinador, por sua vez, quer observar o time antes de iniciar o trabalho à beira do campo.
Até o último domingo, o Flamengo adotava cautela também pelo interesse do Paraguai em Tite, mas a sondagem não evoluiu para uma proposta oficial. Assim, a diretoria rubro-negra viu o caminho livre e decidiu intensificar as conversas.
Enquanto isso, Jorge Sampaoli segue à frente do Flamengo. A perda do título da Copa do Brasil para o São Paulo só acelerou o processo de fritura. A avaliação é de que ele destruiu um elenco milionário em apenas seis meses.
Tite é a “ficha um” do Flamengo. Internamente chegou-se a cogitar a contratação de um técnico estrangeiro. O português Carlos Carvalhal, antigo sonho do clube, chegou a ter o nome lembrado por integrantes do departamento de futebol.
No entanto, Rodolfo Landim rechaçou a possibilidade de trazer um profissional de fora devido ao momento delicado vivido pelo Flamengo. De acordo com duas fontes ouvidas pela reportagem, “o momento não é propício para invenções”.
Diante disso, a conclusão entre os integrantes do alto comando rubro-negro é que Tite é a melhor opção para comandar o Flamengo. O técnico está desempregado desde que deixou a Seleção Brasileira em janeiro de 2023.
*Colaboraram: André Luiz Costa e Cassiano Carvalho.