Nesta segunda-feira (08), a Rússia anunciou que retirou aproximadamente 300 residentes de Belgorod, após a Ucrânia intensificar seus ataques. Esta é a primeira vez em quase dois anos de conflito, que a Rússia retira cidadãos de uma grande cidade.
“Eles estão sendo alojados em centros de recepção temporários em Stari Oskol, Gubkin e no distrito de Korochanski”, mais distante da fronteira, disse o governador da região de Belgorod, Viacheslav Gladkov, no Telegram.
Gladkov afirmou que nas últimas 24 horas recebeu 1.300 pedidos para enviar menores de Belgorod para acampamentos escolares em outras regiões.
Kiev intensificou os ataques na região russa depois de Moscou ter desencadeado, no fim de dezembro, o maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde o início do conflito. Em 29 de dezembro, a Rússia disparou 158 drones e mísseis, incluindo mísseis hipersônicos, contra alvos civis em toda a Ucrânia, matando pelo menos 47 pessoas.
Nesta segunda na Ucrânia, pelo menos quatro pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em uma nova série de bombardeios russos que atingiram várias regiões, informaram o gabinete presidencial e as autoridades locais.