O Rio ganhou nesta quinta-feira, 14/12, o primeiro escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) para as Américas e o Caribe.
A inauguração contou com a presença dos ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, do Chile e do Paraguai, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e do diretor da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili.
O escritório, no Centro da cidade, vai contar com representantes de outros países da região. A OMT é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pela promoção do turismo de forma sustentável, responsável e acessível. Além disso, o espaço tem 500 metros quadrados em um prédio cedido pelo Sistema Fecomércio RJ, é o primeiro da América Latina e Caribe.
O Rio foi escolhido para sediar a nova representação da OMT em outubro. A cidade teve o 5º maior crescimento do PIB de turismo no mundo em 2022. E este ano já arrecadou R$ 190 milhões em impostos com o turismo, gerando mais de 20 mil empregos.
O Brasil voltou a ter os números do turismo que tinha antes da pandemia de Covid, porém, segundo dados do Ministério do Turismo, ainda está mal posicionado mundialmente quando é analisada a qualidade dos serviços. É o último do ranking de atração de investimentos quando comparado aos outros países do Brics — Rússia, Índia, China e África do Sul.
“Marcamos aqui um momento histórico, o reconhecimento da OMT de que essa região do planeta precisa ter um cuidado mais especial, precisa receber um pouco mais de atenção, dado o grande potencial que esse continente possui. Se compararmos com turismo que é feito na Europa e Ásia, estamos muito atrás”, disse o ministro Celso Sabino.