Rio das Ostras registrou diminuição dos indicadores criminais de janeiro a junho deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) e da 128ª DP (Rio das Ostras), a redução aconteceu nos crimes de letalidade violenta (29,2%), roubo de rua (41,3%), roubo de veículos (30,8%), roubo de estabelecimento comercial (53,8%) e roubo de aparelho celular (44,8%).
Os investimentos realizados em segurança pública pela prefeitura, seja na Guarda Municipal e também na parceria firmada com o Proeis – Programa Estadual de Integração da Segurança – , que ampliou o número de policiais diariamente na cidade e intensificou o patrulhamento ostensivo, contribuíram para a redução desses crimes. Segundo a prefeitura, o trabalho em conjunto entre as forças de segurança contribuiu diretamente em ações mais efetivas que incidiram nesses índices.
O secretário de Segurança Pública de Rio das Ostras, Evandro Carvalho, falou sobre a importância da integração entre a Guarda Civil e as polícias Civil e Militar.
“A integração entre as forças de segurança é fundamental para fortalecer a segurança pública na cidade. Quando essas instituições trabalham em conjunto, compartilhando informações e recursos, é possível melhorar a eficiência das operações e o combate ao crime. Ao trabalharem juntas, uma resposta mais eficaz e abrangente é dada, beneficiando diretamente a população”, comentou. Ele acrescentou que as lideranças das forças de segurança realizam reuniões periódicas para traçar estratégias conjuntas de combate à criminalidade.
Já o coordenador do Proeis na cidade, Cosme Moreira, falou que a diminuição destes crimes só demonstram a assertividade das ações.
“Estamos no caminho certo, os índices são uma resposta. Com planejamento, ostensividade e atuação nos locais certos, alcançamos esse excelente resultado. Mas, o trabalho é contínuo em busca de oferecer a todos uma cidade cada vez mais segura”, falou.