O quarto voo de repatriação de brasileiros provenientes de Israel pousou no Rio de Janeiro nas primeiras horas deste sábado (14), transportando 207 passageiros.A aeronave partiu do Aeroporto de Tel Aviv na sexta-feira (13), e aterrissou no Rio de Janeiro, nesta madrugada. Além dos passageiros, dois cães e dois gatos também foram trazidos a bordo.
O embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, esclareceu que sua equipe está completamente dedicada, operando 24 horas por dia, para assegurar que todos os brasileiros interessados em retornar sejam devidamente transportados de volta ao Brasil. O Itamaraty estima a realização de aproximadamente 15 voos para atender a solicitação de retorno de 2,7 mil brasileiros.
As próximas aeronaves encarregadas de repatriar os brasileiros são um KC-30, previsto para retornar no domingo (15) às 2h30 da madrugada, e um VC-2, que está em Roma, aguardando autorização para se dirigir ao Egito e resgatar os 22 brasileiros na Faixa de Gaza.
A rota de escape dos brasileiros confinados na região da Faixa de Gaza é através da passagem de Rafah, situada na fronteira entre a porção sul de Gaza e o Egito. O governo brasileiro providenciou ônibus para o transporte até a fronteira com o Egito e estabeleceu comunicação com as autoridades israelenses para coordenar a operação.
Até o momento, as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que participam da Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, garantiram o retorno seguro de 701 brasileiros distribuídos em 4 missões de voos de resgate.