Com o objetivo de contribuir na reinserção social de pessoas em situação de rua, a prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) em parceria com a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), abriu nesta segunda-feira (10), em uma cerimônia realizada no auditório do Palácio 17 de Julho, uma nova turma do projeto “Cidadão VR”. A ação vai oportunizar qualificação profissional no curso de Auxiliar de Construção Civil a 20 pessoas.
Com duração de dois meses, as aulas terão início nesta terça-feira (11), no Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira, no bairro Aero Clube, e acontecerão de segunda a sexta-feira, das 13 às 16h. Os participantes receberão ainda uma bolsa no valor de ¼ do salário-mínimo, transporte e alimentação, além de uniforme e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Durante a abertura da nova turma, a secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, destacou a importância dos participantes do projeto em se esforçarem para serem inseridos novamente no mercado de trabalho e ter uma vida em sociedade.
“Esse projeto começou quando o meu amigo Munir ainda era secretário. De lá para cá o ‘Cidadão VR’ vem mudando, mas a essência permanece. A população de Volta Redonda é muito feliz porque tem um governo que olha com todo carinho por ela. Por isso estamos aqui hoje, realizando mais essa ação, unindo nossas forças, num mesmo objetivo é que de fazer a diferença na vida de cada um de vocês. Cabe a vocês nos permitir isso. A mudança só depende de vocês. Estamos à disposição para tudo que precisarem. Nós não vamos cansar de buscar alternativas para promover o bem-estar de vocês, mas é preciso que vocês também não se cansem”, ressaltou a secretária.
Rede de atendimento
Volta Redonda possui uma Rede Municipal de Atendimento à População em Situação de Rua estruturada, considerando o fluxo de pessoas utilizando os logradouros públicos como moradia temporária ou em trânsito.
O município conta com o Serviço Especializado em Abordagem Social, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com objetivo de identificar as pessoas e encaminhar para os serviços socioassistenciais. A equipe e formada por profissionais qualificados contendo uma coordenação, psicólogo, assistente social e educadores social.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que fica no Aterrado e oferece às pessoas em situação de rua atendimento técnico com psicólogos e assistentes social, encaminhamento para documentação civil, acompanhamento sistemático para reinserção na sociedade e saída das ruas. Além das ofertas de alimentação, banho, lavagem de roupas e atividades coletivas, de segunda a sexta-feira, da 8h às 20h.
O Abrigo Municipal Seu Nadim, no bairro Nossa Senhora das Graças, que oferta 25 vagas para acolhimento de munícipes. O espaço conta com uma equipe técnica que trabalha autonomia dos usuários.
Volta Redonda conta ainda com o Serviço de atendimento ao Migrante, que fica na Rodoviária Municipal, e oferta passagem para migrantes. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
O atendimento à população em situação de rua também é feito através de parcerias dentro da própria prefeitura, como o Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que também conta com o Programa de Saúde Mental, para atender as pessoas em situação de rua que são dependentes químicos, usuários de álcool e outras drogas, entre outros.