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Programa Favela com Dignidade da Prefeitura faz 1.392 atendimentos em Jacarepaguá

Iniciativa já promoveu 24 ações comunitárias conjuntas, levando 34.580 atendimentos diretos

A Prefeitura do Rio levou o programa Favela com Dignidade à Jacarepaguá neste sábado, 16/12, e registrou 1.392 atendimentos diretos a moradores da região. Diversas secretarias e órgãos municipais e do Estado participaram da ação conjunta, promovida pela Secretaria de Ação Comunitária na Vila Olímpica do Mato Alto, na Praça Seca.

Nossos agradecimentos ao prefeito Eduardo Paes, que nos possibilita realizar projetos tão importantes como esse. O evento foi um sucesso e veio em boa hora porque estamos no fechamento do ano e as pessoas precisam ter as orientações e os serviços dos quais necessitam. É da maior importância essa união de secretarias. Participaram do evento moradores da Praça Seca, do Tanque e de localidades do entorno, como Bateau Mouche, Ipase, Chacrinha, e Renascer, entre outras áreas – afirmou o secretário de Ação Comunitária, Chiquinho Brazão.

A equipe da Secretaria de Saúde vacinou contra covid-19 (dose bivalente) e influenza, além de oferecer vacinas de rotina para crianças, adolescentes e adultos. A secretaria também orientou o público sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (ISTs), com oferta de preservativos internos e externos, e sobre a saúde da mulher. As crianças receberam dicas sobre higiene oral e ganharam kits com creme dental, fio dental e escova.

Profissionais da Saúde também alertaram sobre os cuidados para prevenção de arboviroses (dengue, chikungunha e zika), orientaram sobre os males do tabagismo e divulgaram as datas dos grupos nas unidades da região para quem pretende parar de fumar. Houve ainda atendimento com auriculoterapia.

O evento contou também com uma aula de alongamento e ginástica funcional, promovida por profissionais de Educação Física do programa Academia Carioca, da Secretaria de Saúde, e por professores da Vila Olímpica do Mato Alto, vinculados à Secretaria de Esportes e Lazer.

A Secretaria de Habitação atendeu interessados no programa Minha Casa, Minha Vida e a Secretaria de Assistência Social prestou atendimento social e orientou sobre o CadÚnico e sobre os serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região.

Já a Secretaria de Educação divulgou as vagas na rede municipal em 2024 e sobre o PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos). A Secretaria de Cultura fez brincadeiras com o público e doou livros. A Secretaria da Juventude Carioca promoveu uma oficina prática de pilotagem de drone e deu informações sobre os cursos disponíveis nos Espaços da Juventude, como operador de drone, DJ e Mídias Sociais, e cadastrou interessados em participar do projeto Nosso Rio, de capacitação de jovens para a área de Turismo.

A Secretaria da Mulher deu dicas sobre vagas em cursos gratuitos voltados para o público feminino e falou sobre os centros de atendimento à mulher em situação de violência. A Secretaria da Pessoa com Deficiência prestou esclarecimentos sobre os direitos das pessoas com deficiência e divulgou os serviços realizados nos Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência. A Secretaria de Transportes explicou como obter o cartão de estacionamento para idoso e o cartão de identificação de veículo de pessoa com deficiência. A SMTR explicou ainda sobre recursos de multas de trânsito e tirou dúvidas sobre o Jaé, novo sistema de bilhetagem eletrônica do município do Rio.

O Procon Carioca também atendeu o público com orientações sobre problemas de consumo e registros de reclamações. A Secretaria de Meio Ambiente e Clima orientou sobre a importância da preservação ambiental, e deu dicas sobre o descarte correto de óleo de cozinha e sobre o cultivo de hortaliças em casa, nas escolas e em condomínios. Houve distribuição de mudas de ervas. A Fundação Parques e Jardins também distribuiu mudas de plantas e ensinou como mantê-las. A Defesa Civil falou sobre prevenção de acidentes, moradias seguras e sobre o sistema de alerta com sirenes em comunidades em casos de fortes chuvas. A Secretaria de Ação Comunitária falou sobre o Recicla Comunidade, projeto de geração de renda extra para moradores de favelas e comunidades, por meio da coleta e vendas de resíduos sólidos, que também ajuda a manter as ruas limpas e contribui com a preservação ambiental.

A Secretaria de Proteção Animal orientou sobre o bem-estar animal e fez agendamentos para a castração de cães e gatos.

Vim em busca da castração do meu cachorro e já consegui agendar. Para quem não tempo e nem renda, é possível resolver vários assuntos no mesmo dia, perto de casa – comentou a moradora Monique Martins, que também procurou outros serviços.

A Fundação Leão XIII concedeu isenção para a segunda via de certidões de óbito, nascimento, divórcio e casamento, além de habilitação para casamento comunitário. O Detran-RJ recebeu pessoas interessadas em agendar a 1ª e 2ª via de carteira de identidade.

Precisava tirar a segunda via da minha identidade porque a minha é antiga e já vou fazer uma nova na próxima semana – contou Lucy dos Santos.

Além dos serviços prestados durante a Ação integrada, a Prefeitura promoveu melhorias na região, como omo reforço da iluminação na praça do Conjunto do Ipase, tapa-buraco, desobstrução de bueiro, restauração de quebra-molas, reassentamento de tampão, e limpeza geral nas ruas do entorno, com capina manual, limpeza de ralos, roçada com equipamento portátil, varrição manual e remoção dos resíduos. Os serviços foram feitos pela Rioluz, Secretaria de Conservação e Comlurb.

O Favela com Dignidade tem o objetivo de garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos à população que vive em comunidades com menores Índices de Desenvolvimento Social, proporcionando melhores condições de vida aos moradores dessas localidades. Implantado em 2021, o programa já promoveu 24 ações comunitárias conjuntas, levando 34.580 atendimentos diretos.