Representantes de 70 municípios fluminenses participaram do evento de apresentação do Programa 190 Integrado, realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na tarde desta quarta-feira (20 de agosto). Promovido pelas secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Polícia Militar (PM), o encontro teve como objetivo incentivar a participação das prefeituras na nova ferramenta de segurança.
Lançado pelo Governo do Estado há pouco mais de dois meses, o Programa 190 Integrado já conta com mais de 900 dispositivos, entre câmeras e sensores, transmitindo imagens e alarmes em tempo real para o Serviço de Atendimento Emergencial 190 da PM do Rio de Janeiro.
O objetivo do governo do Estado é integrar dispositivos de todos os 92 municípios do Estado. Os interessados – instituições públicas e privadas – podem realizar seu cadastro no site da Polícia Militar (sepm.rj.gov.br), cedendo imagens e sistemas de alerta para colaborar com o monitoramento de áreas externas. A expectativa é que 30 mil dispositivos estejam integrados até o fim do ano.
O secretário de governo, Bernardo Rossi, explica que a adesão dos municípios ao projeto é um passo importante para que se tenha ainda mais agilidade nas respostas da Polícia Militar às ocorrências. Bernardo Rossi ainda ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança.
– Fortalecer a segurança pública é um compromisso do governador Cláudio Castro. Fico muito feliz em ver a presença de tantos representantes interessados em entender o passo a passo para a adesão ao Programa 190 Integrado. Temos hoje um governo que trabalha para melhorar a infraestrutura das forças de segurança; que investe em armamentos, em equipamentos, e melhorou a remuneração dos policiais – disse o secretário de Governo.
Para viabilizar este e outros projetos de segurança desenvolvidos com aplicação de recursos tecnológicos, o Governador investiu bastante na reestruturação do CICC. Uma das principais aquisições foi o Security Command, sistema já instalado este ano para possibilitar a conexão de diferentes plataformas tecnológicas na área de segurança pública.
– Preciso destacar o investimento feito pelo governador Cláudio Castro nos últimos anos. Houve investimento na recuperação das instalações do CICC, que estava abandonado, além de investir em tecnologia. A população só ganha com esse estreitamento da relação entre a sociedade civil e a Polícia Militar. O 190 Integrado é um exemplo concreto. Ao compartilhar informações, o sistema possibilita o acionamento das equipes policiais de forma mais rápida e precisa – explica o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.
Dúvidas podem ser sanadas junto à Diretoria de Infraestruturas e Tecnologia DIT, que fica na Rua Carmo Neto, s/n, Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ, Sede do CICC ou pelo e-mail dit@pmerj.rj.gov.br.