A Maria Fumaça de Miguel Pereira, primeiro trem turístico do Estado do Rio de Janeiro saiu da estação na sexta-feira (20) para os testes finais. Com inauguração prevista para o aniversário da cidade, na próxima quarta-feira, dia 25, o trem movido a vapor, fará um percurso de 9 km. No trajeto, tripulantes vestidos com roupas de época irão contar a história da cidade desde a colonização, que tem o conjunto ferroviário da RFFSA local tombado como patrimônio cultural nacional.
De acordo com o prefeito, André Português, o equipamento, doado pela Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) e com parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vai transportar 940 mil passageiros por ano. O trem tem duas composições (duas locomotivas e três vagões para cada uma).
“Será mais um reforço importante para o turismo da cidade, mais um grande cartão-postal, que vai ajudar a atrair mais turistas. Nossa ideia também é fortalecer o vínculo de pertencimento nos moradores da região, já que contamos a história da nossa cidade e do nosso estado”, explicou o prefeito André Português.