O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta segunda-feira, 27/11, primeira viagem internacional desde que realizou uma cirurgia no quadril, há dois meses. Lula estará na Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes, no Oriente Médio, e ainda irá para a Alemanha, antes de retornar ao Brasil.
O principal compromisso do presidente será a participação na Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 28, nos Emirados Árabes.
Lula foi submetido a duas cirurgias, uma nas pálpebras e outra no quadril, no dia 29 de setembro, em Brasília. No procedimento no quadril, foi colocada uma prótese no encaixe com o fêmur direito para tratar uma artrose.
O presidente, que teve uma agenda intensa de viagens internacionais nos nove primeiros meses de terceiro mandato, programou a cirurgia no quadril para estar recuperado a tempo de participar da COP 28, em Dubai.
No Oriente Médio, Lula tem interesse em investimentos de fundos dos países do Golfo Pérsico, grandes produtores de petróleo, em obras de infraestrutura do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. O pacote de projetos é a principal aposta do governo para gerar empregos e impulsionar a economia.