A Prefeitura do Rio de Janeiro prorrogou o cadastro presencial de motoristas no aplicativo Moto.Rio. Agora, eles têm até o dia 31 de maio, próxima quarta-feira, para apresentarem os documentos obrigatórios no posto de atendimento localizado no Clube do Servidor Municipal, na Rua Hélio Beltrão, Cidade Nova, que começa a funcionar nesta quarta-feira (24) e vai até o dia (31), das 9h às 17h, e não são abertos nos finais de semana.
Na quinta-feira (25), será aberto um posto avançado na Zona Oeste do Rio, no bairro de Bangu, no número 240 da Rua Fonseca, com horário de funcionamento das 9h às 16h, também até o fim do mês.
Com esse cadastro, os motociclistas poderão começar a fazer viagens com passageiros pelo aplicativo a partir da segunda quinzena do mês de junho.
Aplicativo Moto.Rio
O Moto.Rio é um aplicativo desenvolvido pela IplanRio (Empresa Municipal de Informática), órgão que está ligado à Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública (SMTDI) também se deu por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). O aplicativo traz mais uma opção pública de mobilidade urbana por meio das motos, sendo uma plataforma que promete facilitar o uso tanto do motociclista quanto do passageiro. E já está disponível para ser baixado gratuitamente em smartphones com sistema Android, no Google Play.
O Moto.Rio não possui cobrança de taxa, ele é pago com os impostos da população. Com isso, o valor recebido pelas corridas, volta integralmente para o motociclista. A proposta é promover maior segurança para os profissionais e passageiros que farão o uso do transporte. A estimativa divulgada pela Prefeitura, é de que 30 mil mototaxistas estejam em circulação na cidade.
Orientações para os motociclistas interessados
Os condutores precisam fazer o curso de especialização para mototaxistas, regulamentado pelo Detran, e a motocicleta deverá ter placa vermelha, assim como os táxis. Além disso, São exigidos documentos originais e cópia aos mototaxistas, que precisam ter mais de 21 anos de idade, oss documentos exigidos são:
• Carteira de Habilitação – Categoria A (mínimo de 2 anos de experiência)
• Documento comprovando que é a/o proprietária/o da moto (CRLV)
• Caso a motocicleta seja de terceiros, será necessária uma procuração pública ou privada para utilização do veículo, com cópia autenticada do documento com foto da/o dona/o da motocicleta
• Apólice de seguro APP (para acidentes pessoais de passageiros)
• Certidões de quitação eleitoral e negativas criminais do 1º ao 4º Ofícios (podem ser apresentadas em até 30 dias)
• Seguro de responsabilidade civil facultativa (RCF) – (poderá ser contratado dentro do prazo de 12 meses)