Uma consulta pública será realizada nesta quarta-feira (24/04), pela Prefeitura do Rio, afim de que a população participe dando sugestões de como deve acontecer a licitação e concessão de parques municipais.
As regras às empresas privadas também serão divulgadas nesta quarta pela prefeitura, na minuta do edital, que estará aberta para consulta pública pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos.
“A gente tem o objetivo de buscar parceiros, concessionárias, para que possam administrar algumas dessas áreas — como restaurantes ou áreas para que possam fazer espetáculos — e viabilizar a manutenção e mais segurança. É importante que a gente tenha como viabilizar condições para esses parques que já existem enquanto a gente amplia essa infraestrutura para a população, especialmente nas áreas que mais precisam.”, detalha Eduardo Cavaliere.
A Prefeitura do Rio pretende dar a concessão de seis parques públicos para empresas da iniciativa privada. A intenção é que a empresa vencedora fique responsável pela limpeza, segurança e manutenção dos espaços, diminuindo o custo de manutenção desses espaços de convivência para os cofres públicos.
A entrada dos visitantes aos parques continuará sendo gratuita. Segundo Eduardo Cavaliere, secretário municipal da Casa Civil, o perfil dos parques deverá ser mantido. Isso significa que se há uma área verde explorada pela população ou se o espaço recebe atividades de esporte, música e lazer, isso tudo tem que ser preservado pelas empresas.
Parques incluídos na concessão:
Parque de Madureira (Madureira, na Zona Norte)
Parque Garota de Ipanema (Arpoador, na Zona Sul)
Parque Dois Irmãos (Leblon, na Zona Sul)
Parque Pinto Teles (Vila Valqueire, na Zona Oeste)
Parque da Cidade (Gávea, na Zona Sul)
Parque Orlando Leite (Cascadura, na Zona Norte)