O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou da cerimônia de abertura da 50ª Abav Expo 2023, nesta quarta-feira (27/9), Dia Mundial do Turismo, no Riocentro. Depois de 11 anos fora do Rio, a maior feira de turismo da América Latina, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), teve como grande atração em seu primeiro dia uma palestra do californiano Steve Wozniak, cofundador da Apple.
– É uma obrigação prazerosa dar as boas-vindas a todos desse encontro da Abav. O Rio se sente honrado quando consegue unir essas maravilhas do Brasil e todo potencial econômico do país. O Rio quer que a sua identidade própria possa espelhar os desejos e anseios do Brasil – afirmou o prefeito Eduardo Paes, que anunciou a intenção da Prefeitura de patrocinar as próximas edições da Abav Expo na cidade.
Anfitriã da feira, a cidade do Rio de Janeiro recebe os participantes com um estande de 200m² de alta tecnologia, com 16 leds suspensos em formato de cubo. Durante os três dias da Abav, o espaço organizado pela Secretaria Municipal de Turismo contará com uma miniarena, batizada de Rio Talks, com capacidade para 40 lugares, que apresentará grandes players do entretenimento turístico.
– Vamos ter mais de 60 apresentações nesses três dias de evento, com a Abav cumprindo o seu papel de fomentadora do turismo, entregando mais de cinco mil pessoas capacitadas. Vocês vão viajar pelos 37 mil m² numa jornada de uma Abav ainda mais inclusiva, ambientalmente responsável e com muito foco na governança. Sejam bem-vindos à 50ª Abav Expo – destacou a presidente da Abav nacional, Magda Nassar.
Vinte e seis baias de network serão ofertadas aos HotéisRio, além de salas com acústica diferenciada para reuniões privativas do setor, recepcionistas bilíngues (inglês/espanhol) e uma equipe de apoio pronta para atender aos participantes.
– O turismo no Rio de Janeiro é, sem sombra de dúvida, a maior mola para o desenvolvimento econômico do estado do Rio. As desigualdades sociais só vão desaparecer através do desenvolvimento econômico, da educação e da cultura. E eu não poderia deixar de fazer campanha para o Rio, que em 2024 (a Abav Expo) seja aqui de novo – disse o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio Queiroz. Ele agradeceu o esforço do Ministério do Turismo em trazer para a cidade do Rio a sede do escritório da Organização Mundial do Turismo.
Programação Arena Rio Talks:
Quarta-feira (27/9)
14h30 – Visit Rio – Carlos Werneck – Rio Convention Bureau e Daniela Maia – Lançamento da nova marca Visit Rio
15h – Riotur – Ronnie Costa – Carnaval e Réveillon 2024
16h – CS Eventos – Carol Sampaio – A empresária dos grandes eventos com DNA carioquíssimo
16h30 – Universo Spanta / Casa Bloco MAM – Marinho Filippo – Os grandes eventos na cidade
17h – Orla Rio – João Marcello Barreto – Gastronomia praiana, turismo sustentável e a importância dos quiosques como atrativos turísticos
17h30 – Museu do Flamengo – Marcelo Fernandes – a expansão do Museu do Flamengo
18h – SRCOM – Abel Gomes – Réveillon de Copacabana
Quinta-feira (28/9)
14h – ACIE – Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira – Edmar Figueiredo – Assinatura da parceria entre a Setur Rio e a ACIE
14h30 – Clia Brasil – Marco Ferraz – a maior temporada de cruzeiros da estação
15h – Dream Factory – Duda Magalhães – Carnaval de rua, Art Rio, Maratona do Rio
15h30 – Fairmont – Michel Nagy – Turismo de Luxo na cidade do Rio de Janeiro
16h – Invest Rio – Alexandre Vermeulen – Web Summit
16h30 – Santuário Nossa Senhora de Fátima – Berthaldo Soares – Turismo religioso
17h – Rock in Rio – Ana Deccache – 40 anos do festival em 2024
17h30 – Bonus Track – Luiz Oscar Niemeyer – Paul McCartney de volta ao Rio / Festival MITA
Sexta-feira (29/9)
14h30 – Rio Galeão – Rafael Louro – Gerente de Desenvolvimento de Tráfego – O HUB aéreo que o Rio merece
15h – Grupo Arco Íris – Claudio Nascimento – Parada LGBT
16h – 50 Best Restaurants – Martina D’Avila e Claude Troisgros – a gastronomia como alavanca de negócios e turistas
17h – Museu da História e da Cultura Afro Brasileira – Sinara Rubia Fernandes – Pequena África