Ouça agora

Ao vivo

Fluminense x Lanús: saiba como foi o jogo pela Copa Sul-Americana
Esportes
Fluminense x Lanús: saiba como foi o jogo pela Copa Sul-Americana
Presidente Lula discursa na abertura da Assembleia da ONU com defesa da soberania nacional
Destaque
Presidente Lula discursa na abertura da Assembleia da ONU com defesa da soberania nacional
Alerj escolhe mesa diretora nesta segunda com expectativa de poucas mudanças
Política
Alerj escolhe mesa diretora nesta segunda com expectativa de poucas mudanças
Lojas do Rio podem abrir no feriado do Dia do Trabalho
Destaque
Lojas do Rio podem abrir no feriado do Dia do Trabalho
Brasileirão já tem quatro técnicos demitidos e número pode aumentar neste final de semana
Destaque
Brasileirão já tem quatro técnicos demitidos e número pode aumentar neste final de semana
JUVRio está oferecendo 3.500 vagas para cursos de I.A e Indústria Avançada
Destaque
JUVRio está oferecendo 3.500 vagas para cursos de I.A e Indústria Avançada
Tiago Leifert é confirmado como apresentador do The Voice no SBT
Sem categoria
Tiago Leifert é confirmado como apresentador do The Voice no SBT

Prefeitura do Rio investe mais de R$ 64 milhões no Programa de Fomento do Audiovisual Carioca 2023

Valor proveniente de recursos municipais e da Lei Paulo Gustavo é o maior montante distribuído pela RioFilme por meio de editais desde a sua criação
Foto: Reprodução

A Prefeitura do Rio lançou, nesta quinta-feira (26), no Palácio da Cidade, o Pró-Carioca Audiovisual, programa de Fomento Carioca de 2023, que irá investir mais de R$ 64 milhões no setor, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura.

Os valores são provenientes de recursos municipais e da Lei Paulo Gustavo. Esse é o maior montante distribuído pela RioFilme por meio de editais desde a sua criação em 1992. A cerimônia de lançamento contou com as presenças do prefeito Eduardo Paes, do secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, e do diretor-presidente da RioFilme, Eduardo Figueira.

O Pró-Carioca Audiovisual contempla, ainda, investimentos nos cinemas de rua, na formação profissional e na promoção internacional do audiovisual carioca.

Desde 2021, a Riofilme tem construído uma sólida política afirmativa para a democratização na distribuição dos recursos nas suas ações de fomento. Os editais têm regras claras de pontuação adicional priorizando grupos e territórios, com o objetivo de impulsionar mulheres, negros, pessoas LGBTI+, indígenas e pessoas com deficiências.

Os novos editais terão textos na íntegra e sistema de inscrição disponíveis na área de editais do site da empresa. As inscrições abrem nesta quinta-feira (27) e seguem até 25 de agosto.

Na modalidade Reembolsável (devolução de uma parte à RioFilme), estão abertas as inscrições para os editais de:

  • Distribuição de Longa-Metragem: R$ 1 milhão;
  • Produção de Longa-Metragem Ficção e Animação: R$ 22,5 milhões.

Na modalidade Não Reembolsável, foram lançados os seguintes editais:

  • Produção de Longa-Metragem ou Série Documental: R$ 5,6 milhões;
  • Desenvolvimento de Projetos: R$ 4,5 milhões;
  • Desenvolvimento e Produção de Jogos Eletrônicos: R$ 1,4 milhão;
  • Produção de Curta-Metragem: R$ 1,9 milhão;
  • Produção de Novas Temporadas de Webséries: R$ 600 mil;
  • Apoio a participação em Mostras e Festivais: R$ 140 mil;
  • Apoio a Ações Locais de Formação e Cineclubes: R$ 1,2 milhão.

O apoio a Mostras e Festivais terá ações estratégicas de investimento direto e seleção via edital, somando o investimento de R$ 5,7 milhões.