Uma das comunidades mais simbólicas do Rio de Janeiro, a Cidade de Deus será beneficiada com obras do Bairro Maravilha, programa de urbanização da Prefeitura do Rio. O prefeito Eduardo Paes esteve na região, em Jacarepaguá, nesta quinta-feira (07), para iniciar as intervenções nas localidades de Vila Nova Cruzada, Jardim do Amanhã e Casinha Nova.
Oitenta ruas serão revitalizadas com implantação de rede de drenagem de águas pluviais, reparos nas redes de esgoto sanitário e de água potável, pavimentação asfáltica e reconstrução de calçadas. Os serviços serão conduzidos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.
“É impossível um lugar chegar aos 60 anos tranquilo. Fazendo uma comparação com a gente, que vai ficando mais velho, a urbanização, as ruas, as galerias de águas pluviais são parecidas com as nossas veias, artérias. No caso do Bairro Maravilha, ele traz a recuperação necessária para o lugar”, comparou o prefeito Eduardo Paes.
Dezenove vias da Vila Nova Cruzada serão beneficiadas, entre elas as ruas da Quadra 1 e Efraim. No Jardim do Amanhã ocorrerá a recuperação de 27 logradouros e, na Casinha Nova, 34. No total, aproximadamente 65 mil quadrados de área pública vão passar pela revitalização, beneficiando a população com drenagem, água, esgoto, calçamento e pavimentação. O período de duração das obras é de dois anos.
O secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, nascido e criado na Cidade de Deus, e a subprefeita de Jacarepaguá, Marlí Peçanha, também acompanharam o anúncio do início das obras na região.
O prefeito e a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi também participaram da inauguração das obras do Bairro Maravilha na Colina dos Pássaros, em Santa Cruz. Onze ruas da região foram requalificadas, entre elas a das Andorinhas, do Canário e Beija-Flor. Mais de 10 mil metros quadrados de área pública foram contemplados com nova infraestrutura urbana, e o custo total foi de R$ 5 milhões.
“É sempre muito simbólico toda vez que a gente vai num lugar e vê uma criança com skate ou patins na rua. Isso significa dar às crianças o direito de brincar com dignidade, todo mundo merece isso. A gente não vai resolver tudo. Mas é fundamental oferecer o mínimo de dignidade, que alguém possa morar numa rua urbanizada”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Reforma dos conjuntos habitacionais Flamingo e Gaivotas é concluída pela Rio-Urbe
Os conjuntos habitacionais Flamingo Residencial e Gaivotas ganharam obras do programa Conjunto Maravilha, da Empresa Municipal de Urbanização, a Rio-Urbe. Localizadas em Campo Grande, as unidades foram entregues aos moradores, e a revitalização teve custo total de R$ 5,1 milhões.
Os prédios e os muros internos e externos dos 44 blocos de apartamentos ganharam recuperação de emboço e pintura. Telhados, calhas e rufos passaram por revisão, e o castelo d’água que abastece as casas dos moradores de ambos os conjuntos e as marquises foram impermeabilizados.
As áreas de convívio também receberam os cuidados da Rio-Urbe, com recuperação dos telhados e da pintura. Foram instalados guarda-corpos em escadas e vias dos condomínios. A quadra poliesportiva e a arquibancada do Flamingo Residencial estão reformadas, e um muro de contenção foi construído dentro das dependências do condomínio.