A Prefeitura de Três Rios lançou o treinamento da Guarda Civil Mirim no município. Esta é a primeira edição, e será realizada para 24 alunos do 4º ao 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Luther King, em Moura Brasil, com duração média de seis meses.
O prefeito de Três Rios, Joa, declarou entusiasmo com a novidade.
– A Guarda Civil Mirim constava no meu plano de governo e, com certeza, vai agregar valores a estes jovens. Vamos reforçar valores, incentivar os estudos e práticas saudáveis. Vamos avançar com uma juventude sadia, e brevemente alcançaremos outras escolas – disse.
Dentre as disciplinas ministradas estão: educação para o trânsito, educação ambiental, palestra antidrogas, iniciação musical e noções de Ordem Unida. O curso será às terças e quintas-feiras, e o treinamento dos estudantes será no contraturno, para os estudantes que estudam de manhã, as aulas serão à tarde. Para os estudantes no período da tarde, as aulas serão pela manhã.
O projeto se deu por meio de uma parceria das Secretarias de Educação e Ordem Pública, o treinamento será estendido para outras escolas públicas da cidade. Durante o lançamento, o secretário municipal de Ordem Pública e Segurança Pública, Luiz Fernando Ferreira Viana de Castro, comentou sobre a importância do projeto, que tem o objetivo de incentivar os jovens a uma especialização.
– Estamos com grandes expectativas nesse projeto da Guarda Civil Mirim Municipal. Além de estarmos oferecendo aos nossos estudantes uma atividade extracurricular, estamos reforçando a consciência cívica destes adolescentes. Fico feliz por fazer parte desse projeto e ajudar na implementação – declarou.
O vereador Ércules Rodrigues Monteiro (Professor Erquinho) também participou do lançamento e falou sobre a emenda impositiva destinada ao Projeto da Guarda Civil Mirim.
– Quando me apresentaram este projeto, como professor, logo deslumbrei o alcance cívico e a importância para nossos jovens. Porque mais do que formarmos alunos, estamos formando cidadãos para a vida. Estamos formando pessoas cientes do seus papéis na sociedade – comentou o vereador.