A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), realizou ontem a demolição de duas casas que ocupavam uma área pública na Avenida Uirapurus, no bairro Flamengo. De acordo com a prefeitura, as estruturas estavam dentro da área que será destinada à construção do Anfiteatro do Parque Linear e estaria impedindo o avanço da obra da área de lazer.
Antes da demolição, a prefeitura notificou a família residente nos imóveis e ofereceu suporte para que fosse incluída nos programas de Locação Social e Habitar Reassentamentos, da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, mas houve recusa dos moradores. O Programa Habitar Reassentamento tem o objetivo de reassentar pessoas que vivem em áreas consideradas de risco ou terrenos reconhecidamente de propriedade pública.
O Gated é composto pelas secretarias de Urbanismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Trânsito, Comunicação Social, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável e Assistência Social, pela Procuradoria Geral do Município e pelas autarquias Somar e Codemar.
Com a intensificação das operações desde 2022 as ações do grupo já aconteceram até agora nos bairros de Itaipuaçu, Spar, Jacaroá, Jardim Interlagos, Bambuí, Cordeirinho, Mumbuca e Condado.
As denúncias de irregularidades podem ser enviadas pelos telefones (21) 3731-9777 (núcleo Centro), 97259-9213 (núcleo Itaipuaçu) ou 2253-1177 (Disque Denúncia).