Com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a partir do dia 2 de dezembro, Angra dos Reis dará início à campanha do Dezembro Vermelho. Durante todo o mês, as unidades de saúde oferecerão serviços e eventos voltados para a conscientização e combate das ISTs.
Entre os dias 2 e 6 de dezembro, às 14h, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Centro vai receber palestras sobre a prevenção contra ISTs. No mesmo período, das 9h às 16h, a unidade oferecerá testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Já no dia 13, uma equipe da Secretaria de Saúde irá até a Aldeia Sapukai, no Bracuí, para realizar uma palestra e testagem rápida nos indígenas.
Além dessas ações, todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) estarão mobilizadas ao longo de dezembro, oferecendo testes rápidos e atividades de conscientização. Os moradores podem procurar a unidade de saúde mais próxima para obter mais informações sobre os horários e a programação local.
Em Angra dos Reis, as ações de tratamento e prevenção contra as ISTs acontecem o ano todo, com destaque para as ações do Dezembro Vermelho. No município, os pacientes diagnosticados recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, incluindo infectologista, enfermeiro, assistente social, psicólogo e nutricionista, no Serviço de Atendimento Especializado em IST/AIDS e hepatites virais. O município também oferece a profilaxia pré-exposição (PrEP) e o acompanhamento da profilaxia pós-exposição (PEP) como ações de prevenção ao HIV. Os serviços citados estão disponíveis no CEM Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Praça General Osório.