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Prefeitura de Angra lança Cartão Saúde

Cartão funcionará como uma base de dados com todas as informações dos usuários da saúde pública em Angra
Foto: Reprodução / Prefeitura de Angra

A Prefeitura de Angra dos Reis lançou, nesta quarta-feira (20), o Cartão Saúde, que servirá como identificação dos usuários em qualquer serviço de saúde da rede pública municipal. Nele, estará todo o histórico do paciente, como consultas, exames e cirurgias realizadas, e medicamentos recebidos, além de agendamentos na rede pública. O cartão terá o nome da pessoa e um código de barras, que vai agilizar o atendimento.

Nas próximas semanas, o cartão será entregue nas casas de 47 mil pessoas pelos agentes comunitários de saúde. Para receber o cartão, é preciso estar com os dados atualizados no sistema da rede pública municipal. Para isso, basta o usuário ir ao serviço de saúde mais próximo.

Idealizado pelo secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, o cartão foi anunciado durante o evento Saúde em Angra: Avanços e Novos Desafios, que teve o objetivo de apresentar dados sobre a saúde pública do município nos últimos anos e discutir os principais desafios para 2024.

– Com este cartão, geramos um sentimento de pertencimento para os usuários da saúde pública de Angra, pois cada paciente será tratado de forma única, com todas as suas informações e histórico médico, sejam dados de medicamentos, consultas ou outros serviços – comentou Cláudio Ferreti.

 

Atendimento humanizado é prioridade

Durante o evento, que foi acompanhado por vereadores, lideranças comunitárias, profissionais da saúde e imprensa, o secretário municipal de Saúde, Glauco Fonseca, destacou que, apesar das dificuldades que muitos municípios vêm passando desde a pandemia, Angra conseguiu avançar em alguns pontos da saúde pública.

– Isso não significa que podemos ficar olhando para o passado. Saúde de qualidade é feita trabalhando no presente e pensando no futuro. Somente em Angra, temos 84% da população usuária do SUS. São milhares de pessoas que precisam de um atendimento humano e de qualidade, sendo esta uma das nossas principais metas para 2024 – finalizou o secretário.