No terceiro trimestre deste ano, o Porto de Itaguaí, sob a administração da PortosRio, destacou-se no cenário portuário brasileiro ao movimentar aproximadamente 15,9 milhões de toneladas. Esse volume representa 13,2% do total de cargas manipuladas pelos portos públicos do país. Essa marca reflete um aumento significativo de 8,6% em comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com o Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Consolidando-se como o principal porto público na movimentação de minério de ferro no Brasil, o Porto de Itaguaí alcançou o segundo melhor desempenho entre os portos públicos, ficando atrás apenas do Porto de Santos, conforme informações do painel divulgado pela agência reguladora. No terceiro trimestre de 2023, o Estatístico Aquaviário também revelou um crescimento de 13,1% na movimentação de minério de ferro em Itaguaí.
O Estatístico Aquaviário da Antaq é uma ferramenta online de consulta pública que oferece informações atualizadas sobre o setor aquaviário, abrangendo dados de transporte de longo curso, cabotagem, vias interiores, e movimentação portuária. Para acessar o painel, basta clicar no link http://anuario.antaq.gov.br.