O programa de segurança pública Bairro Presente, da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, chega à região da Costa Verde. Na manhã desta segunda-feira (10), o comando da Corporação fará o lançamento do módulo 52 do Bairro Presente no Parque Mambucaba, distrito de Mambucaba, em Angra dos Reis.
Com uma base instalada no quartel do 33º BPM (Angra), que fica localizado em Mambucaba, o novo módulo do Bairro Presente contará com três equipes diárias, focadas exclusivamente na área do distrito.
Concebido a partir do conceito de polícia de proximidade, o Bairro Presente consiste na instalação de módulos, nos quais equipes de policiais militares especializadas mantêm contato direto com a comunidade local – associações de moradores, clubes, igrejas, comerciantes, entre outras. Cada módulo tem um coordenador, responsável pelo contato com as lideranças comunitárias via WhatsApp durante 24 horas, e equipes circulando pela área demarcada.
“Com a instalação do Bairro Presente no Parque de Mambucaba, umas das regiões que mais crescem em Angra dos Reis, teremos condições de ampliar a irradiação do policiamento nas demais áreas do município, especialmente no entorno do centro da cidade”, explica o comandante do 33º BPM, tenente-coronel Robson Nunes Borges.
Para viabilizar o lançamento do novo módulo do Bairro Presente, a Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs) da SEPM capacitou parte da tropa do 33º BPM para atuar no programa.
No dia 14 do mês passado, o Bairro Presente completou dois anos de existência. Durante o evento comemorativo do aniversário realizado no auditório do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SEPM, foi apresentado um estudo, comprovando os benefícios do programa para a sociedade. Produzido pela CAEs, que comparou indicadores criminais antes e depois da implantação do programa, o estudo demonstrou que nas áreas contempladas pelo Bairro Presente, houve redução de 32% dos roubos a estabelecimentos comerciais e de 16% dos roubos à residência.
Após o lançamento da base em Mambucaba, sobe para 52 o número de módulos do programa, que estão em operação em localidades sob a responsabilidade de 22 batalhões de área, tanto na região metropolitana como no interior do estado.