Iniciativa voltada para estreitar a integração da Polícia Militar com a sociedade, o evento “Portas Abertas” será realizado neste sábado (01/07) em todas as unidades de área da Corporação, sediadas na região metropolitana e no interior do estado. São 39 batalhões e uma Companhia Independente, em Paraty.
As atividades programadas por cada uma das unidades serão realizadas de 8 às 12h, tendo como ponto central a “roda de conversa”. Será um espaço democrático aberto a todos os participantes, com a realização de palestras, apresentação de resultados, modelos de policiamento empregados, planejamentos e, mais importante, debate entre o comandante da unidades e seus representantes com a comunidade local.
“O ‘Portas Abertas’ é mais uma iniciativa do Comando da Corporação para aproximar o nosso trabalho com representantes de cada comunidade – moradores, comerciantes, estudantes, educadores, lideranças religiosas. Estamos cada vez mais convencidos de que o êxito da segurança pública depende da participação de todos”, explica o secretário da Secretaria de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.
Além da roda de conversa, outras quatro oficinas temáticas serão realizadas, cujas ações podem variar de acordo com a realidade local e as disponibilidades de cada unidade. As quatro oficinas contemplam prestação de serviço na área de saúde (médico e odontológico); atividades infantis, com oferta de brinquedos, material para arte e visitas internas; realização de atividades artísticas, esportivas e culturais; e apresentação de serviços prestados pela Corporação, como Patrulha Maria da Penha- Guardiões da Vida, Patrulha Escolar, Bairro Presente, entre outros.
Durante o evento, os participantes poderão conhecer melhor os aplicativos que a Polícia Militar tem empregado na área de segurança, como o RJ190, Rede Mulher, Rede Escola e os botões de emergência para usuários e condutores de aplicativos de transportes: 99, Uber e iFood.
A Seção de Relações Públicas de cada unidade estará à disposição de todos para prestar mais esclarecimentos sobre o “Portas Abertas”.