A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) entregou parte das 60 toneladas de donativos arrecadados para as vítimas das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Esta é uma das ações da “Operação Amplexus”, que significa abraço em latim, que levou um trem de mais de 30 agentes para o sul do país, com o objetivo de fortalecer o trabalho das forças de segurança naquele estado.
A equipe partiu do Rio de Janeiro na última quinta-feira (30/05). Entre as doações – feitas por pessoas físicas e jurídicas, por meio de uma campanha solidária realizada pela Sepol –, estão produtos de higiene e limpeza, fraldas, roupas e alimentos.
E a “Operação Amplexus” está apenas começando. A previsão é que as equipes se alternem a cada 15 dias. Todos os policiais civis que estiveram no Rio Grande do Sul se voluntariaram para auxiliar a população gaúcha.
No trem, além das viagens com os agentes, havia um caminhão com capacidade para cerca de 25 toneladas, que transportava as doações. A outra parte do material arrecadado será enviada com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
No início de maio, uma equipe com 10 agentes do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Saer/Core) também foi planejada ao Rio Grande do Sul para realizar ações de busca e resgate a vítimas das chuvas. Na ocasião, foi enviada uma aeronave bimotora, que opera por instrumentos à noite e tem capacidade para transportar oito passageiros e dois pilotos.