Ouça agora

Ao vivo

Auditoria do INSS revela descontos indevidos nas contas de mais de 1 milhão de aposentados
Brasil
Auditoria do INSS revela descontos indevidos nas contas de mais de 1 milhão de aposentados
Rio amplia campanha de vacinação contra Covid-19 XBB
Destaque
Rio amplia campanha de vacinação contra Covid-19 XBB
Réveillon de Copacabana terá shows de Ivete, Anitta, Caetano e Bethânia, além da estreia do Palco Gospel
Destaque
Réveillon de Copacabana terá shows de Ivete, Anitta, Caetano e Bethânia, além da estreia do Palco Gospel
Shopping Plaza Rio das Ostras promove última feira de adoção do ano
Costa do Sol
Shopping Plaza Rio das Ostras promove última feira de adoção do ano
Waguinho, atual prefeito de Belford Roxo, exonera coordenadora de transição e segue descumprindo recomendação do MP
Política
Waguinho, atual prefeito de Belford Roxo, exonera coordenadora de transição e segue descumprindo recomendação do MP
Defesa Civil divulga alerta de chuvas intensas
Norte Fluminense
Defesa Civil divulga alerta de chuvas intensas
Na abertura do Cosud, Cláudio Castro defende mudanças na legislação penal e no indexador da dívida dos estados
Política
Na abertura do Cosud, Cláudio Castro defende mudanças na legislação penal e no indexador da dívida dos estados

PNAD revela que internet é usada para consumir rádio

Segundo a pesquisa isso acontece devido ao consumo crescente de streaming
Foto: Rádio Manchete

O rádio continua se reinventando e se adaptando a novos formatos. Com o consumo crescente de streaming, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos revela que a internet vem sendo usada para consumir rádio.

Segundo a PNAD de 2022, a Região Sul é o local onde se tem mais rádios nos domicílios, com 64,8%. O Sudeste vem logo depois, com 58%. O alto número mostra que o rádio já se espalhou para além do receptor tradicional. O veículo de maior credibilidade do país se espalha fora das residências numa velocidade avassaladora, mesmo com a maior parcela da audiência estar concentrada nas casas. Porém, a soma de smartphones, caixas de som inteligentes, dispositivos portáteis, automóveis e outros equipamentos aumentam a penetração do rádio.

De acordo com o levantamento do IBGE, a finalidade de acesso à internet de 82,4% dos brasileiros está ligada a música, rádio ou podcasts. O percentual aumenta quando se trata de estudantes: 89% dizem que usam a grande rede de computadores para ouvir rádio.

Uma mudança fica mais evidente quando vemos os números da Kantar IBOPE. O processo de modernização do rádio em seus formatos e conteúdos é reconhecido por 76% dos ouvintes. Já 38% dos entrevistados afirmam que ouvir rádio online enriqueceu sua experiência, um aumento de 30% em 2022.