A CET-Rio registrou uma redução de 65% no tempo médio de viagem dos ônibus no sentido Centro da cidade, durante o primeiro dia útil da reabertura da pista seletiva da Avenida Brasil, ocorrida nesta segunda-feira (9). A pista seletiva havia sido reaberta no sábado (7) com o propósito de agilizar o deslocamento entre os bairros de Guadalupe e do Caju, operando 24 horas por dia, sete dias por semana.
A Cet-Rio está atualmente conduzindo um levantamento do tempo médio de deslocamento dos veículos para avaliar o impacto da implementação dessa iniciativa na Avenida Brasil. No sentido Guadalupe-Caju, os ônibus registraram um tempo médio de viagem de apenas 22 minutos na pista seletiva, em comparação com os 63 minutos no tráfego geral nas pistas centrais, no mesmo período da segunda-feira da semana anterior. Para os veículos particulares, também houve uma redução significativa no tempo de viagem, caindo de 63 minutos para 46 minutos. A medição do tempo de percurso é realizada por meio de equipamentos instalados ao longo da via. Também foram feitas medições no sentido oposto durante a tarde.
A instalação da pista seletiva na Avenida Brasil faz parte dos preparativos para o início da operação do BRT Transbrasil. Essa faixa exclusiva é destinada ao uso exclusivo de ônibus (municipais, intermunicipais e interestaduais) e visa principalmente a redução do tempo de deslocamento para os passageiros que utilizam o transporte público coletivo. Além disso, representa o início da adaptação da região para a futura operação do sistema Transbrasil.
A seletiva é formada pela faixa mais à esquerda das pistas, nos dois sentidos da avenida, e tem 22 km de extensão, entre os bairros de Guadalupe e do Caju. Aproximadamente 70 linhas de ônibus deverão utilizar a seletiva para fazer serviço expresso neste trecho da Avenida Brasil. Linhas com serviço parador continuarão nas vias laterais.